Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: RELATO DE REGÊNCIA COM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO DO ALUNADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97473
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3759
    "inscrito_id" => 9657
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: RELATO DE REGÊNCIA COM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO DO ALUNADO"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre construção de sólidos geométricos no Programa Residência Pedagógica UEPB Matemática Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com alunos do 6o ano do Ensino Fundamental II da Escola Augusto dos Anjos, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 13 de março e 12 de abril, totalizando em 20 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência entre as aulas 9 e 12. As aulas se deram de forma expositiva dialogada, utilizando material didático/manipulável (palitos de dente e massa de modelar). Ao longo das aulas observamos, paulatinamente, maior participação dos alunos, inclusive de uma aluna com cuidados especiais, CDI. Notamos que houve compreensão de todos os alunos sobre os conceitos de vértice, aresta e face, indicando nossa regência exitosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9657_TB3759_02102023083658.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADSSON CUNHA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JADSSON"
    "autor_email" => "jadsson.santos@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97473
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3759
    "inscrito_id" => 9657
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: RELATO DE REGÊNCIA COM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO DO ALUNADO"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre construção de sólidos geométricos no Programa Residência Pedagógica UEPB Matemática Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com alunos do 6o ano do Ensino Fundamental II da Escola Augusto dos Anjos, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 13 de março e 12 de abril, totalizando em 20 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência entre as aulas 9 e 12. As aulas se deram de forma expositiva dialogada, utilizando material didático/manipulável (palitos de dente e massa de modelar). Ao longo das aulas observamos, paulatinamente, maior participação dos alunos, inclusive de uma aluna com cuidados especiais, CDI. Notamos que houve compreensão de todos os alunos sobre os conceitos de vértice, aresta e face, indicando nossa regência exitosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9657_TB3759_02102023083658.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADSSON CUNHA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JADSSON"
    "autor_email" => "jadsson.santos@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre construção de sólidos geométricos no Programa Residência Pedagógica UEPB Matemática Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com alunos do 6o ano do Ensino Fundamental II da Escola Augusto dos Anjos, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 13 de março e 12 de abril, totalizando em 20 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência entre as aulas 9 e 12. As aulas se deram de forma expositiva dialogada, utilizando material didático/manipulável (palitos de dente e massa de modelar). Ao longo das aulas observamos, paulatinamente, maior participação dos alunos, inclusive de uma aluna com cuidados especiais, CDI. Notamos que houve compreensão de todos os alunos sobre os conceitos de vértice, aresta e face, indicando nossa regência exitosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.