O presente estudo tem como objetivo compreender a educação matemática como canal para o desenvolvimento de uma matemática participativa a luz de suas dimensões. A problemática se evidencia pelo engessamento do componente curricular de matemática que ao longo do tempo foi centrado em abordagens mecânicas e artificiais de ensino. Assim, a temática “Educação matemática: possibilidades de uma matemática crítica a partir de suas dimensões” traz a reflexão de um ensino participativo que possa colaborar para o desenvolvimento humano do educador e do educando. Dessa forma, a relevância deste trabalho se dá na tentativa de esclarecer como a matemática pode se tornar algo vivo, que possa estar direcionada com situações reais no tempo e espaço. Para a realização da pesquisa a abordagem escolhida é a qualitativa, por entender que o estudo permitirá o aprofundamento de novas práticas de ensino interligadas com as vivências fora da sala de aula. Para o embasamento teórico será utilizada a contribuição de autores, Bicudo (2006), Candau (2013), D’Ambrósio (2022), Falcão (2008), Guerdes (1991), Vergani (2000) e a abordagem cognitivista entre outros. Portanto, espera-se contribuir por meio da estruturação teórica deste trabalho por um ensino de matemática que tenha uma visão crítica da realidade, a partir das dimensões da etnomatemática como canal de enfrentamento das necessidades que a educação matemática perpassa ao longo dos anos.