O presente trabalho é resultado das nossas vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, atuando no subprojeto intitulado “Ensino de História e Educação Ambiental: Repensando práticas, saberes sobre o Meio Ambiente”; o programa propicia o contato com o chão da escola e o trabalho docente, se configurando como espaço de constituição do magistério na formação inicial. Com esse trabalho, objetivamos discutir acerca da nossa atuação no PIBID de História da Universidade Regional do Cariri - URCA, refletir a importância do programa para a formação inicial de professores de História e compreender a relação entre educação ambiental e o ensino de História como uma possibilidade de construção de uma educação escolar que permita o cuidado e desenvolva um olhar crítico voltado para os temas ambientais. No que tange ao procedimento teórico-metodológico, a pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos: coleta de dados, levantamento bibliográfico e a nossa experiência referente a tal projeto. No referencial teórico trabalharemos a partir dos conceitos de educação ambiental, ensino de história, saberes docentes e formação de professores. Pretende-se com a pesquisa contribuir para as discussões travadas acerca das políticas públicas sobre formação inicial de professores, a constituição do profissional para atuar na Educação Básica e as temáticas sobre o ensino de História.