Recursos didáticos são ferramentas de ensino que auxiliam o professor durante as aulas, assim melhorando o modo de trabalhar os conteúdos aplicados e enriquecendo a metodologia utilizada. Sendo assim, o presente trabalho trata da análise da viabilidade e eficiência do experimento de produção de gás hidrogênio como ferramenta de incremento do processo de ensino-aprendizagem do tema atmosfera terrestre em uma aula expositiva e dialogada. Essa prática foi conduzida em uma turma de 7º ano na Escola Unidade Integrada Professora Célia Cristina Pereira dos Reis durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo. Para esse fim utilizou-se uma metodologia qualitativa consistindo na aplicação de uma aula teórico-prática e subsequentemente o uso de uma atividade contendo 10 questões relacionadas à aula teórica e ao experimento, que foram aplicadas a 22 alunos do 7º ano do ensino fundamental durante quatro aulas regulares da disciplina de ciências. Nos resultados, foi possível observar que a interação dos alunos durante a aula foi um dos fatores que contribuiu de maneira positiva no desenvolvimento do trabalho e claramente influenciou no processo de apreensão do conteúdo. Pela atividade aplicada vimos que praticamente todas as 10 questões foram respondidas por todos os 22 alunos e com respostas em sua maioria corretas.