A presente pesquisa busca analisar o processo de formação inicial de professores alfabetizadores de crianças da rede municipal de Tibau do Sul/RN e articula no mesmo processo a teoria e prática centrada no seu contexto, tendo como temas principais planejamento e avaliação. Também discutir as especificidades, desafios e as possibilidades para o trabalho docente no processo de alfabetização e letramento. Optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa por ser a mais adequada para a investigação e intervenção. Para a produção dos dados foram utilizados a observação dos participantes, as avaliações e os registros do relato de experiencia realizado no momento da formação no início do ano letivo de 2023. Como aporte teórico utilizamos Ferreiro, Teberosky, Soares, Rojo, Ball e Lopes. Os resultados indicam que a experiência formativa com os professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental nos anos iniciais, oportunizam reflexões sobre planejamento e práticas, sendo instrumento indutor da qualidade do trabalho pedagógico. Concluímos que a formação inicial se constitui como elemento essencial que deve ser associada aos projetos educativos e as necessidades formativas diagnosticadas e legitimadas pelos professores no decorrer do ano letivo, visando a melhoria do desenvolvimento e organização das práticas pedagógicas colaborativas, qualidade do ensino ao contemplar as especificidades da alfabetização e letramento no cotidiano da sala de aula.