Este trabalho, fruto da Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa História, Educação, Sociedade e Política – GHESP e do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Letras, versa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) enquanto subsídio didático-metodológico, pedagógico e de práxis educativa para o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, tendo como ponto basilar a consciência sócio-crítica tanto do discente quanto do docente no processo de ensino-aprendizagem. Assim, considerando os diversos mecanismos de estudos que, tradicionalmente, retratam os aspectos linguísticos, de leitura, escrita, oralidade e contextos diversificados, por vezes de forma decorativa, restritiva, há que se pensar em novas possibilidades metodológicas que integrem o estudante de forma contextualizada, crítica e significativa ao conteúdo da linguagem em seus mais diferentes aspectos, oportunizando seu letramento integral, multimodal e reflexivo. Destarte, a PHC caminha nessa direção, oportunizando o esclarecimento acerca da especificidade e natureza da educação, bem como sua relação política e contradições, agregando novas perspectivas na dinâmica de estudos através de seu método pedagógico, isto é, através de seus cinco momentos organizadamente articulados: prática social como ponto de partida, problematização, instrumentalização, catarse e prática social como ponto de chegada. Portanto, tanto os docentes quanto os discentes, ao perpassar pela concepção proposta pela PHC, constituem uma visão rica e crítica acerca da realidade, assim como uma reflexão mais significativa e consciente sobre a linguagem e seu uso sociocultural de forma ativa, intervindo diretamente nos mais diversos contextos. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Batistel et. al (2016), Bakhtin (2014), Galvão, Lavoura, Martins (2019), Gomes (2015), Massini-Cagliari e Cagliari (1999), Saviani (2013, 2013a, 2018, 2019) e Severino (2016).