Acometidos pela pandemia da covid 19 o retorno as aulas presenciais foram recheados de grandes desafios, na qual os alunos apresentaram déficits não apenas no conhecimento linguístico ou matemático mas também no cenestésico. Assim, percebeu-se a necessidade de elaboração de um planejamento de ações que buscassem atrair novamente os alunos a prática de atividades físicas, onde as mesmas fossem seguras e que trouxessem um novo significado para os alunos a luz da nova BNCC. Ou seja, práticas corporais que perpassem apenas o fazer esportivo, mas que garantissem o acesso as danças, lutas, jogos, ginásticas e práticas corporais de aventura. Neste sentido este trabalho busca apresentar uma proposta de ações que foram realizadas no âmbito das práticas corporais. A execução das ações ocorreram na Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves, situada no município do Paulista na região metropolitana do Recife, no estado de Pernambuco. A escola em si encontra-se na periferia atendendo a população de vulnerabilidade sócio econômica. Assim as ações realizadas garantiram um novo sentido e significado para os escolares a ponto de potencializar a motricidade dos mesmos. Além disto, em nossas ações buscamos sempre garantir uma melhoria e qualificação do ensino tanto para com os escolares quanto para a comunidade escolar.