NOMOFOBIA: O USO EXCESIVO DO CELULAR E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99148 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5928 "inscrito_id" => 981 "titulo" => "NOMOFOBIA: O USO EXCESIVO DO CELULAR E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este artigo visa discorrer sobre a nomofobia e seus impactos no campo educacional, procura-se descrever o conceito bem como os sintomas causados por essa fobia, seus impactos na aprendizagem e o que pode ser feito para minimizar os impactos causados pelo mal uso do celular. A justificativa desta pesquisa gira em torno da necessidade dos jovens em refletir sobre o uso responsável e adequado da tecnologia, em saber restringir o uso do aparato tecnológico limitando o tempo e respeitando os espaços, bem como estabelecer a interação social de forma mais presencial e menos virtual, assim como evitar o vício; trata-se de uma pesquisa tanto social como científica, pois é relevante, na medida que esses comportamentos relacionados a nomofobia interferem no desempenho escolar dos alunos. Para fundamentar o conceito de nomofobia adotou-se os seguintes teóricos: Bianchessi (2020); King et al. (2014); Senador (2018); Souza e Cunha (2018). A propedêutica referente aos sintomas e impactos relacionados a nomofobia: Alter (2018); Desmurget (2022); Greenfield (2021); Izquierdo (2018); Kang (2021) e Khoury (2018); com relação a aspectos comportamentais: Cruz (2014); Griesel (2022) e Lembke (2022). Foi realizado um questionário com 100 (cem) alunos de 14 a 18 anos do ensino médio de uma escola da rede pública de Manaus-AM, com o intuito de identificar comportamentos relacionados a nomofobia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo. A investigação apontou que a maioria dos alunos que participaram da pesquisa já se sentiram incomodados pela falta de atenção das pessoas por estar utilizando o celular, muitos relataram utilizar o aparelho acima de quatro horas ao dia, alguns comportamentos foram identificados, como: ansiedade, isolamento social, insônia, distração, incontentamento (falta de satisfação), além disso a maioria já foram alertados sobre a utilização excessiva das redes sociais, outro dado interessante é que mais da metade afirmam que acabam usando o celular por um tempo maior que gostaria, a presença de dores de cabeça e nas costas foram significativas. Nesse contexto, é importante frisar a conscientização dos alunos quanto ao uso adequado do celular, visto que a presença dos sintomas da nomofobia tornam-se cada vez mais evidentes e frequentes no âmbito escolar, comprometendo o desempenho e a aprendizagem dos educandos, sendo assim evitando-se futuros problemas físicos e mentais relacionados ao comportamento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID981_TB5928_09122023233259.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS FELIPE DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "CARLOS FELIPE" "autor_email" => "carlos.felipe.edu20@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99148 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5928 "inscrito_id" => 981 "titulo" => "NOMOFOBIA: O USO EXCESIVO DO CELULAR E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este artigo visa discorrer sobre a nomofobia e seus impactos no campo educacional, procura-se descrever o conceito bem como os sintomas causados por essa fobia, seus impactos na aprendizagem e o que pode ser feito para minimizar os impactos causados pelo mal uso do celular. A justificativa desta pesquisa gira em torno da necessidade dos jovens em refletir sobre o uso responsável e adequado da tecnologia, em saber restringir o uso do aparato tecnológico limitando o tempo e respeitando os espaços, bem como estabelecer a interação social de forma mais presencial e menos virtual, assim como evitar o vício; trata-se de uma pesquisa tanto social como científica, pois é relevante, na medida que esses comportamentos relacionados a nomofobia interferem no desempenho escolar dos alunos. Para fundamentar o conceito de nomofobia adotou-se os seguintes teóricos: Bianchessi (2020); King et al. (2014); Senador (2018); Souza e Cunha (2018). A propedêutica referente aos sintomas e impactos relacionados a nomofobia: Alter (2018); Desmurget (2022); Greenfield (2021); Izquierdo (2018); Kang (2021) e Khoury (2018); com relação a aspectos comportamentais: Cruz (2014); Griesel (2022) e Lembke (2022). Foi realizado um questionário com 100 (cem) alunos de 14 a 18 anos do ensino médio de uma escola da rede pública de Manaus-AM, com o intuito de identificar comportamentos relacionados a nomofobia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo. A investigação apontou que a maioria dos alunos que participaram da pesquisa já se sentiram incomodados pela falta de atenção das pessoas por estar utilizando o celular, muitos relataram utilizar o aparelho acima de quatro horas ao dia, alguns comportamentos foram identificados, como: ansiedade, isolamento social, insônia, distração, incontentamento (falta de satisfação), além disso a maioria já foram alertados sobre a utilização excessiva das redes sociais, outro dado interessante é que mais da metade afirmam que acabam usando o celular por um tempo maior que gostaria, a presença de dores de cabeça e nas costas foram significativas. Nesse contexto, é importante frisar a conscientização dos alunos quanto ao uso adequado do celular, visto que a presença dos sintomas da nomofobia tornam-se cada vez mais evidentes e frequentes no âmbito escolar, comprometendo o desempenho e a aprendizagem dos educandos, sendo assim evitando-se futuros problemas físicos e mentais relacionados ao comportamento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID981_TB5928_09122023233259.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS FELIPE DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "CARLOS FELIPE" "autor_email" => "carlos.felipe.edu20@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }