Este trabalho propõe discorrer sobre a relevância de orientação aos coordenadores de cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), para que atuem nos processos de compras e serviços. Considerando que os servidores que ocupam essas funções são docentes, que não possuem em sua formação conhecimentos básicos sobre os procedimentos de compras públicas, e que não existe uma política institucional de qualificação dos servidores para ocuparem essa função, tal desconhecimento acaba interferindo no processo de ensino-aprendizagem, na organização do ambiente escolar, na estruturação dos laboratórios e, por fim, em uma formação deficitária para os discentes. Considerando, ainda, a rotativavidade entre os coordenadores, a nova ferramenta também será importante para minimizar o prejuízo da alternância à frente das coordenações, contibuindo na busca da indissociabilidade entre a teoria e a prática, com vistas a uma formação integral. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que vislumbra como resultado o fortalecimento da integração dos setores administrativos vinculados as compras com as coordenações de curso na EPT, a partir da concepção da gestão democrática e participativa, contribuindo para uma educação integral, omnilateral, que promova melhor estrutura aos laboratórios de ensino-aprendizagem, minorando as dificuldades e desperdícios de recursos e, por fim, estruturando melhor os cursos para oferta, permanência e conclusão dos estudantes.