Os Parques Urbanos constituem um capital natural, com grande valor educativo para seus visitantes e para comunidade do entorno. O real significado destas áreas para a sociedade torna-se visível quando os processos educativos nelas desenvolvidos consolidam a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), ancorados na Alfabetização Científica (AC). Uma educação capaz de construir conhecimentos a partir de uma postura crítica e reflexiva sobre a relação da sociedade com a natureza. A partir das atividades pedagógicas no Parque é possível ensinar e aprender conteúdos por meio de visitas orientadas em trilhas ecológicas, interpretativas e integradoras. Este trabalho tem como objetivo promover a AC no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (BICA), da cidade de João Pessoa-PB, por meio de trilhas ecológicas para tratar conteúdos de Ciências e Biologia da educação básica. É uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, a partir da qual os roteiros para as visitas guiadas são elaborados com base na observação participante e estudos bibliográficos. As ações propostas enfatizarão as potencialidades educativas do Parque, buscando associar Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), em associação com atividades lúdicas e experimentais. Busca-se, ainda, construir um pensamento que esteja para além dos termos científicos, levando a ciência para o cotidiano. Espera-se contribuir com a educação ambiental desenvolvida no Parque, com o ensino de Ciências e Biologia na educação básica, desenvolvendo uma formação cidadã dos participantes, colocando-os no centro das atividades e evidenciando uma ciência integralizadora. Desta forma, há uma conexão com a biodiversidade local, além de alinhar-se à cultura e ações mobilizadas no Parque, na perspectiva de inserir a AC em diferentes espaços de educabilidade.