Modelos didáticos são ferramentas mediadoras que auxiliam na construção da aprendizagem através da experimentação e troca de conhecimentos quando realizados de forma coletiva. O uso desses métodos de aprendizagem estimula a busca por mais conhecimento, proporciona uma melhor compreensão das temáticas abordadas e estimula a participação ativa dos estudantes no decorrer das atividades. As representações palpáveis dos assuntos de Biologia são essenciais para um melhor aprendizado e para que os estudantes apliquem os conceitos de forma significativa. O objetivo deste trabalho é analisar como a utilização de modelos didáticos influencia na aprendizagem de alunos dentro do ensino da Biologia. Utilizamos práticas como: Quadro de Punnett feito em cartolina para a 1ª Lei de Mendel, utilizando massa de modelar como genótipos; construção de organelas presentes nas células vegetal e animal, com massa de modelar. Os estudantes desta pesquisa foram estudantes de 3 turmas do Ensino Médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ilkas (CODAI), UFRPE. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação e formulários eletrônicos, e foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos resultados revelou que através da observação dos bolsistas do PIBID foi possível perceber um grande interesse dos alunos na construção dos modelos e na resolução da atividade de forma coletiva. As respostas dos alunos no formulário mostram que eles já tinham conhecimento prévio sobre o que são modelos didáticos e que essa construção traz uma influência positiva facilitando o aprendizado e estimulando o interesse pelo assunto abordado. Conclui-se que esses métodos contribuem em sala de aula deixando-as mais atrativas, além de estimular o raciocínio crítico e a criatividade dos alunos, tornando os conceitos teóricos mais simples.