A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98626 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5245 "inscrito_id" => 15610 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "No cenário atual de ensino, frequentemente é notório a predominância de aulas tradicionais no ensino de Ciências, no qual há um maior privilégio dado a teoria e ao embasamento de estudos de conceitos, o que torna a aprendizagem limitada, por não explorar as diversas metodologias. Nesse sentido, no presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da inserção de aulas práticas no ensino de Ciências a partir de relatos de experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para este propósito, foi realizado uma visita com duas turmas de 1° ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP) -Liceu Parnaibano, em Parnaíba - PI, a estrutura de laboratórios da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) visando aplicar uma aula prática acerca da observação e análise das células da mucosa bucal. Tendo em vista a abundância de alunos por sala, as turmas foram divididas em dois grupos e acompanhadas por dois licenciandos por cada turma. Essa metodologia, além de fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos que se demonstraram bastante participativos aplicando questionamentos e dúvidas, foi crucial para o desenvolvimento da autonomia no uso e realização da análise e para o aprimoramento de seus conhecimentos. Fica evidente, portanto, o indispensável papel do PIBID na construção de metodologias que promovem uma aprendizagem afetiva de conceitos científicos e que corroboram para formação efetiva na Educação Básica. Em síntese, o uso de aulas práticas aplicadas ao ensino de Ciências na presente instituição favoreceu a relação teórico-prática, e comprovou ser uma ferramenta dinâmica e interdisciplinar que gera e desperta o interesse dos alunos, auxiliando, assim, na ampliação de sua reflexão acerca de conteúdos vistos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "Ensino Médio, Aula Prática, Ciências Biológicas, Ensino-Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "659441925e07d_02012024140210.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-01-02 14:02:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO CARDOSO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "brunocardoso144625@gmail." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98626 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5245 "inscrito_id" => 15610 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "No cenário atual de ensino, frequentemente é notório a predominância de aulas tradicionais no ensino de Ciências, no qual há um maior privilégio dado a teoria e ao embasamento de estudos de conceitos, o que torna a aprendizagem limitada, por não explorar as diversas metodologias. Nesse sentido, no presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da inserção de aulas práticas no ensino de Ciências a partir de relatos de experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para este propósito, foi realizado uma visita com duas turmas de 1° ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP) -Liceu Parnaibano, em Parnaíba - PI, a estrutura de laboratórios da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) visando aplicar uma aula prática acerca da observação e análise das células da mucosa bucal. Tendo em vista a abundância de alunos por sala, as turmas foram divididas em dois grupos e acompanhadas por dois licenciandos por cada turma. Essa metodologia, além de fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos que se demonstraram bastante participativos aplicando questionamentos e dúvidas, foi crucial para o desenvolvimento da autonomia no uso e realização da análise e para o aprimoramento de seus conhecimentos. Fica evidente, portanto, o indispensável papel do PIBID na construção de metodologias que promovem uma aprendizagem afetiva de conceitos científicos e que corroboram para formação efetiva na Educação Básica. Em síntese, o uso de aulas práticas aplicadas ao ensino de Ciências na presente instituição favoreceu a relação teórico-prática, e comprovou ser uma ferramenta dinâmica e interdisciplinar que gera e desperta o interesse dos alunos, auxiliando, assim, na ampliação de sua reflexão acerca de conteúdos vistos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "Ensino Médio, Aula Prática, Ciências Biológicas, Ensino-Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "659441925e07d_02012024140210.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-01-02 14:02:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO CARDOSO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "brunocardoso144625@gmail." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }