No cenário atual de ensino, frequentemente é notório a predominância de aulas tradicionais no ensino de Ciências, no qual há um maior privilégio dado a teoria e ao embasamento de estudos de conceitos, o que torna a aprendizagem limitada, por não explorar as diversas metodologias. Nesse sentido, no presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da inserção de aulas práticas no ensino de Ciências a partir de relatos de experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para este propósito, foi realizado uma visita com duas turmas de 1° ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP) -Liceu Parnaibano, em Parnaíba - PI, a estrutura de laboratórios da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) visando aplicar uma aula prática acerca da observação e análise das células da mucosa bucal. Tendo em vista a abundância de alunos por sala, as turmas foram divididas em dois grupos e acompanhadas por dois licenciandos por cada turma. Essa metodologia, além de fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos que se demonstraram bastante participativos aplicando questionamentos e dúvidas, foi crucial para o desenvolvimento da autonomia no uso e realização da análise e para o aprimoramento de seus conhecimentos. Fica evidente, portanto, o indispensável papel do PIBID na construção de metodologias que promovem uma aprendizagem afetiva de conceitos científicos e que corroboram para formação efetiva na Educação Básica. Em síntese, o uso de aulas práticas aplicadas ao ensino de Ciências na presente instituição favoreceu a relação teórico-prática, e comprovou ser uma ferramenta dinâmica e interdisciplinar que gera e desperta o interesse dos alunos, auxiliando, assim, na ampliação de sua reflexão acerca de conteúdos vistos em sala de aula.