Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: Ensino Médio, Aula Prática, Ciências Biológicas, Ensino-Aprendizagem Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98626
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5245
    "inscrito_id" => 15610
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "No cenário atual de ensino, frequentemente é notório a predominância de aulas tradicionais no ensino de Ciências, no qual há um maior privilégio dado a teoria e ao embasamento de estudos de conceitos, o que torna a aprendizagem limitada, por não explorar as diversas metodologias. Nesse sentido, no presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da inserção de aulas práticas no ensino de Ciências a partir de relatos de experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para este propósito, foi realizado uma visita com duas turmas de 1° ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP) -Liceu Parnaibano, em Parnaíba - PI, a estrutura de laboratórios da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) visando aplicar uma aula prática acerca da observação e análise das células da mucosa bucal. Tendo em vista a abundância de alunos por sala, as turmas foram divididas em dois grupos e acompanhadas por dois licenciandos por cada turma. Essa metodologia, além de fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos que se demonstraram bastante participativos aplicando questionamentos e dúvidas, foi crucial para o desenvolvimento da autonomia no uso e realização da análise e para o aprimoramento de seus conhecimentos. Fica evidente, portanto, o indispensável papel do PIBID na construção de metodologias que promovem uma aprendizagem afetiva de conceitos científicos e que corroboram para formação efetiva na Educação Básica. Em síntese, o uso de aulas práticas aplicadas ao ensino de Ciências na presente instituição favoreceu a relação teórico-prática, e comprovou ser uma ferramenta dinâmica e interdisciplinar que gera e desperta o interesse dos alunos, auxiliando, assim, na ampliação de sua reflexão acerca de conteúdos vistos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "Ensino Médio, Aula Prática, Ciências Biológicas, Ensino-Aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659441925e07d_02012024140210.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-02 14:02:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO CARDOSO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "brunocardoso144625@gmail."
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98626
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5245
    "inscrito_id" => 15610
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "No cenário atual de ensino, frequentemente é notório a predominância de aulas tradicionais no ensino de Ciências, no qual há um maior privilégio dado a teoria e ao embasamento de estudos de conceitos, o que torna a aprendizagem limitada, por não explorar as diversas metodologias. Nesse sentido, no presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da inserção de aulas práticas no ensino de Ciências a partir de relatos de experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para este propósito, foi realizado uma visita com duas turmas de 1° ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP) -Liceu Parnaibano, em Parnaíba - PI, a estrutura de laboratórios da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) visando aplicar uma aula prática acerca da observação e análise das células da mucosa bucal. Tendo em vista a abundância de alunos por sala, as turmas foram divididas em dois grupos e acompanhadas por dois licenciandos por cada turma. Essa metodologia, além de fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos que se demonstraram bastante participativos aplicando questionamentos e dúvidas, foi crucial para o desenvolvimento da autonomia no uso e realização da análise e para o aprimoramento de seus conhecimentos. Fica evidente, portanto, o indispensável papel do PIBID na construção de metodologias que promovem uma aprendizagem afetiva de conceitos científicos e que corroboram para formação efetiva na Educação Básica. Em síntese, o uso de aulas práticas aplicadas ao ensino de Ciências na presente instituição favoreceu a relação teórico-prática, e comprovou ser uma ferramenta dinâmica e interdisciplinar que gera e desperta o interesse dos alunos, auxiliando, assim, na ampliação de sua reflexão acerca de conteúdos vistos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "Ensino Médio, Aula Prática, Ciências Biológicas, Ensino-Aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659441925e07d_02012024140210.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-02 14:02:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO CARDOSO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "brunocardoso144625@gmail."
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No cenário atual de ensino, frequentemente é notório a predominância de aulas tradicionais no ensino de Ciências, no qual há um maior privilégio dado a teoria e ao embasamento de estudos de conceitos, o que torna a aprendizagem limitada, por não explorar as diversas metodologias. Nesse sentido, no presente trabalho propõe-se evidenciar a importância da inserção de aulas práticas no ensino de Ciências a partir de relatos de experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para este propósito, foi realizado uma visita com duas turmas de 1° ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP) -Liceu Parnaibano, em Parnaíba - PI, a estrutura de laboratórios da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) visando aplicar uma aula prática acerca da observação e análise das células da mucosa bucal. Tendo em vista a abundância de alunos por sala, as turmas foram divididas em dois grupos e acompanhadas por dois licenciandos por cada turma. Essa metodologia, além de fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos que se demonstraram bastante participativos aplicando questionamentos e dúvidas, foi crucial para o desenvolvimento da autonomia no uso e realização da análise e para o aprimoramento de seus conhecimentos. Fica evidente, portanto, o indispensável papel do PIBID na construção de metodologias que promovem uma aprendizagem afetiva de conceitos científicos e que corroboram para formação efetiva na Educação Básica. Em síntese, o uso de aulas práticas aplicadas ao ensino de Ciências na presente instituição favoreceu a relação teórico-prática, e comprovou ser uma ferramenta dinâmica e interdisciplinar que gera e desperta o interesse dos alunos, auxiliando, assim, na ampliação de sua reflexão acerca de conteúdos vistos em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.