O campo é um território de possibilidades onde as políticas públicas podem ser potencializadoras para (res)significar esse lugar materializando políticas específicas, voltadas para um currículo diversificado e com vistas na Educação Integral e de Tempo Integral. Sabe-se que a ampliação do tempo de escolaridade por si só, não garante uma educação integral. Nesse sentido, é fundamental analisar como as políticas públicas que vêm subsidiando as instituições escolares para que práticas pedagógicas e curriculares sejam impulsionadas a contemplar todas as dimensões do humano. Assim sendo, neste estudo, constituindo-se em recorte de uma pesquisa que está em andamento no Curso de Mestrado em Ensino de uma universidade localizada no interior do RS pretende-se analisar os marcos legais que subsidiam a implementação de propostas para educação integral em tempo Integral do campo. O delineamento metodológico desta pesquisa é de abordagem qualitativa , do tipo estudo documental. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para repensar e qualificar o fazer pedagógico de educadores inseridos no contexto de uma educação integral em tempo integral e do campo, bem como ampliar os estudos científicos acerca do tema.