Este artigo objetiva apresentar uma discussão sobre o processo de alfabetização na turma do segundo ano do ensino fundamental em uma escola da Rede Pública na cidade de Cascavel/CE. A proposta surgiu com a intenção de analisar a situação de leitura e escrita dos alunos no contexto pós pandemia. Inicialmente o trabalho apresenta uma breve explanação dos conceitos de alfabetização e letramento que serviu de lente para a análise dos dados. Do ponto de vista teórico metodológico, o trabalho foi realizado com base no levantamento bibliográfico, documental e exploratório. Sendo assim, este estudo está fundamentado nas contribuições de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2011), Solé (1998), Morais, Albuquerque e Leal (2005), Soares (2020) e Macedo (2022). A coleta de dados ocorreu mediante a aplicação de testes de leitura e escrita realizados no período de fevereiro a junho deste ano articulado as intervenções elaboradas de acordo com os níveis de leitura e escrita identificados. Os resultados revelam que as lacunas no processo de alfabetização dos alunos foram acentuadas em decorrência da pandemia, visto que a turma encontra-se distante de uma concepção de alfabetização entendida como a apropriação da cultura escrita e seus diferentes usos nas interações sociais. Além disso, as intervenções elaboradas para o avanço na aprendizagem foram limitadas pelas condições de trabalho ofertadas aos docentes.