LEITURA E ESCRITA NO ENISNO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PÓS PANDEMIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99718 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6678 "inscrito_id" => 5105 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NO ENISNO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PÓS PANDEMIA" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar uma discussão sobre o processo de alfabetização na turma do segundo ano do ensino fundamental em uma escola da Rede Pública na cidade de Cascavel/CE. A proposta surgiu com a intenção de analisar a situação de leitura e escrita dos alunos no contexto pós pandemia. Inicialmente o trabalho apresenta uma breve explanação dos conceitos de alfabetização e letramento que serviu de lente para a análise dos dados. Do ponto de vista teórico metodológico, o trabalho foi realizado com base no levantamento bibliográfico, documental e exploratório. Sendo assim, este estudo está fundamentado nas contribuições de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2011), Solé (1998), Morais, Albuquerque e Leal (2005), Soares (2020) e Macedo (2022). A coleta de dados ocorreu mediante a aplicação de testes de leitura e escrita realizados no período de fevereiro a junho deste ano articulado as intervenções elaboradas de acordo com os níveis de leitura e escrita identificados. Os resultados revelam que as lacunas no processo de alfabetização dos alunos foram acentuadas em decorrência da pandemia, visto que a turma encontra-se distante de uma concepção de alfabetização entendida como a apropriação da cultura escrita e seus diferentes usos nas interações sociais. Além disso, as intervenções elaboradas para o avanço na aprendizagem foram limitadas pelas condições de trabalho ofertadas aos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5105_TB6678_11092023232928.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUSA DANIEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANUSA" "autor_email" => "profasilva33@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99718 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6678 "inscrito_id" => 5105 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA NO ENISNO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PÓS PANDEMIA" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar uma discussão sobre o processo de alfabetização na turma do segundo ano do ensino fundamental em uma escola da Rede Pública na cidade de Cascavel/CE. A proposta surgiu com a intenção de analisar a situação de leitura e escrita dos alunos no contexto pós pandemia. Inicialmente o trabalho apresenta uma breve explanação dos conceitos de alfabetização e letramento que serviu de lente para a análise dos dados. Do ponto de vista teórico metodológico, o trabalho foi realizado com base no levantamento bibliográfico, documental e exploratório. Sendo assim, este estudo está fundamentado nas contribuições de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2011), Solé (1998), Morais, Albuquerque e Leal (2005), Soares (2020) e Macedo (2022). A coleta de dados ocorreu mediante a aplicação de testes de leitura e escrita realizados no período de fevereiro a junho deste ano articulado as intervenções elaboradas de acordo com os níveis de leitura e escrita identificados. Os resultados revelam que as lacunas no processo de alfabetização dos alunos foram acentuadas em decorrência da pandemia, visto que a turma encontra-se distante de uma concepção de alfabetização entendida como a apropriação da cultura escrita e seus diferentes usos nas interações sociais. Além disso, as intervenções elaboradas para o avanço na aprendizagem foram limitadas pelas condições de trabalho ofertadas aos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5105_TB6678_11092023232928.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUSA DANIEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANUSA" "autor_email" => "profasilva33@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }