Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SUBPROJETO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97818
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4227
    "inscrito_id" => 18755
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SUBPROJETO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de trazer um relato de experiência vivenciada em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências no Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Química da UNIVASF, destacando as contribuições desta ação para a construção da identidade docente dos residentes. Parte das ações do subprojeto ocorreu em uma Escola Municipal, pertencente à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Raimundo Nonato – PI. A disciplina de Ciências no 9° ano do Ensino Fundamental II estabelece relações com a biologia, física e química. O planejamento das aulas nesta disciplina é realizado por meio de sequências didáticas elaboradas pelo Coordenador Técnico de Ciências da SEMED e repassadas a cada 15 dias para os professores da disciplina, com discussões entre residentes, preceptor e coordenador, visando aprimorar o planejamento. De fevereiro a abril de 2023 foram aplicadas cinco propostas didáticas envolvendo as seguintes temáticas: (1) Ciclo hidrológico; (2) Transformações químicas e estrutura da matéria; (3) Transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram a comunicação humana; (4) Avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica; (5) Genética e fatores hereditários. As propostas foram trabalhadas em duas turmas (9B e 9C), cada uma com 29 e 26 alunos, respectivamente. As ações oportunizaram aos residentes compreenderem como elaborar uma sequência didática, propondo novas ideias e adquirindo autonomia para o desenvolvimento das aulas numa perspectiva construtivista. Além disso, sob a orientação do preceptor e supervisor, foi possível obter feedbacks importantes que ajudaram a compreender aspectos da prática docente, tais como: ter controle da turma e postura em sala, saber trabalhar a linguagem do conteúdo, saber utilizar os recursos e estratégias propostas pelo planejamento e saber avaliar. As ações vivenciadas oportunizaram reflexões proveitosas, que contribuíram para vivenciar as primeiras experiências profissionais construtoras da identidade profissional docente dos residentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18755_TB4227_04102023225530.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYANE SOARES XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "LAYANE SOARES"
    "autor_email" => "layanexavier84@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97818
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4227
    "inscrito_id" => 18755
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SUBPROJETO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de trazer um relato de experiência vivenciada em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências no Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Química da UNIVASF, destacando as contribuições desta ação para a construção da identidade docente dos residentes. Parte das ações do subprojeto ocorreu em uma Escola Municipal, pertencente à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Raimundo Nonato – PI. A disciplina de Ciências no 9° ano do Ensino Fundamental II estabelece relações com a biologia, física e química. O planejamento das aulas nesta disciplina é realizado por meio de sequências didáticas elaboradas pelo Coordenador Técnico de Ciências da SEMED e repassadas a cada 15 dias para os professores da disciplina, com discussões entre residentes, preceptor e coordenador, visando aprimorar o planejamento. De fevereiro a abril de 2023 foram aplicadas cinco propostas didáticas envolvendo as seguintes temáticas: (1) Ciclo hidrológico; (2) Transformações químicas e estrutura da matéria; (3) Transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram a comunicação humana; (4) Avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica; (5) Genética e fatores hereditários. As propostas foram trabalhadas em duas turmas (9B e 9C), cada uma com 29 e 26 alunos, respectivamente. As ações oportunizaram aos residentes compreenderem como elaborar uma sequência didática, propondo novas ideias e adquirindo autonomia para o desenvolvimento das aulas numa perspectiva construtivista. Além disso, sob a orientação do preceptor e supervisor, foi possível obter feedbacks importantes que ajudaram a compreender aspectos da prática docente, tais como: ter controle da turma e postura em sala, saber trabalhar a linguagem do conteúdo, saber utilizar os recursos e estratégias propostas pelo planejamento e saber avaliar. As ações vivenciadas oportunizaram reflexões proveitosas, que contribuíram para vivenciar as primeiras experiências profissionais construtoras da identidade profissional docente dos residentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18755_TB4227_04102023225530.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYANE SOARES XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "LAYANE SOARES"
    "autor_email" => "layanexavier84@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de trazer um relato de experiência vivenciada em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências no Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Química da UNIVASF, destacando as contribuições desta ação para a construção da identidade docente dos residentes. Parte das ações do subprojeto ocorreu em uma Escola Municipal, pertencente à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Raimundo Nonato – PI. A disciplina de Ciências no 9° ano do Ensino Fundamental II estabelece relações com a biologia, física e química. O planejamento das aulas nesta disciplina é realizado por meio de sequências didáticas elaboradas pelo Coordenador Técnico de Ciências da SEMED e repassadas a cada 15 dias para os professores da disciplina, com discussões entre residentes, preceptor e coordenador, visando aprimorar o planejamento. De fevereiro a abril de 2023 foram aplicadas cinco propostas didáticas envolvendo as seguintes temáticas: (1) Ciclo hidrológico; (2) Transformações químicas e estrutura da matéria; (3) Transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram a comunicação humana; (4) Avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica; (5) Genética e fatores hereditários. As propostas foram trabalhadas em duas turmas (9B e 9C), cada uma com 29 e 26 alunos, respectivamente. As ações oportunizaram aos residentes compreenderem como elaborar uma sequência didática, propondo novas ideias e adquirindo autonomia para o desenvolvimento das aulas numa perspectiva construtivista. Além disso, sob a orientação do preceptor e supervisor, foi possível obter feedbacks importantes que ajudaram a compreender aspectos da prática docente, tais como: ter controle da turma e postura em sala, saber trabalhar a linguagem do conteúdo, saber utilizar os recursos e estratégias propostas pelo planejamento e saber avaliar. As ações vivenciadas oportunizaram reflexões proveitosas, que contribuíram para vivenciar as primeiras experiências profissionais construtoras da identidade profissional docente dos residentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.