A proposta de realização de Oficina Pedagógica na formação inicial de professores de química é uma metodologia que tem contribuído na construção de saberes pedagógicos importantes para o exercício da docência. Além disso, possibilita uma educação química fundamentada na aprendizagem significativa, com participação ativa do sujeito que aprende. O presente trabalho objetiva apresentar uma experiência de oficina pedagógica realizada no Curso de Licenciatura do IFPE Campus Barreiros abordando o tema A química do café, com ênfase no processo de planejamento e realização vivenciado pelos licenciandos/as. A temática abordou o histórico, a composição química do café e os principais elementos de sua composição, destacando processos químicos como filtração, extração e dissolução, presentes no cafezinho. A oficina também trouxe para o debate os impactos da cafeína no organismo e na saúde humana. Do ponto de vista dos resultados, a atividade promoveu a aprendizagem de conceitos da Química, da Biologia e da História, além de desenvolver habilidades necessárias à profissão docente, especialmente no que se refere ao potencial da oficina pedagógica no ensino de química. Favoreceu, também, a compreensão das operações cognitivas relacionadas ao planejamento de projetos, à obtenção, organização e interpretação de dados que essa estratégia metodológica mobiliza, competências importantes para a formação acadêmica dos licenciandos/as.