Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO APRIMORAMENTO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98605
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5219
    "inscrito_id" => 15470
    "titulo" => "O PAPEL DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO APRIMORAMENTO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Nos dias atuais, as discussões sobre inteligência artificial (IA) estão em alta, impulsionadas pela era de desenvolvimento tecnológico que vivemos. Essas revoluções têm impactado diversas áreas, e a presença das inteligências artificiais estão cada vez mais próximas de todos nós. No contexto da educação, as discussões sobre o uso da inteligência artificial ainda são recentes e não há um consenso absoluto. Existem posicionamentos divergentes: aqueles que são contra e aqueles que são a favor de seu uso. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo explorar o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta auxiliar para os professores do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais, no planejamento pedagógico. O percurso metodológico adotado é a abordagem qualitativa, com a revisão literária sobre o tema abordado. A utilização da IA na educação tem o poder de revolucionar o processo de ensino e aprendizagem, abrindo novas oportunidades e aprimorando a qualidade da educação. Citando um exemplo de como a IA pode ajudar os professores é como meio de acessar e avaliar os recursos educacionais disponíveis online. Com uma vasta quantidade de conteúdos disponíveis, como vídeos, simulações, jogos educacionais e materiais interativos, encontrar recursos relevantes e de qualidade pode ser um desafio. Nesse contexto, os sistemas de IA podem filtrar e recomendar recursos com base nas necessidades e objetivos de ensino dos professores, economizando tempo e facilitando o acesso a materiais adequados. No entanto, é importante ressaltar que a IA não substitui a figura do professor. A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas a interação humana e a expertise do professor são fundamentais para criar um ambiente educacional eficaz e estimulante. Os professores têm um papel essencial na interpretação dos dados fornecidos pela IA, pois eles adaptam as estratégias de ensino, oferecem suporte emocional aos alunos e incentivam a aprendizagem participativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15470_TB5219_08122023220351.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINNÃ RHIROMMY DA COSTA IZUMI"
    "autor_nome_curto" => "Tainnã Rhirommy"
    "autor_email" => "tainnaizumi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98605
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5219
    "inscrito_id" => 15470
    "titulo" => "O PAPEL DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO APRIMORAMENTO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Nos dias atuais, as discussões sobre inteligência artificial (IA) estão em alta, impulsionadas pela era de desenvolvimento tecnológico que vivemos. Essas revoluções têm impactado diversas áreas, e a presença das inteligências artificiais estão cada vez mais próximas de todos nós. No contexto da educação, as discussões sobre o uso da inteligência artificial ainda são recentes e não há um consenso absoluto. Existem posicionamentos divergentes: aqueles que são contra e aqueles que são a favor de seu uso. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo explorar o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta auxiliar para os professores do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais, no planejamento pedagógico. O percurso metodológico adotado é a abordagem qualitativa, com a revisão literária sobre o tema abordado. A utilização da IA na educação tem o poder de revolucionar o processo de ensino e aprendizagem, abrindo novas oportunidades e aprimorando a qualidade da educação. Citando um exemplo de como a IA pode ajudar os professores é como meio de acessar e avaliar os recursos educacionais disponíveis online. Com uma vasta quantidade de conteúdos disponíveis, como vídeos, simulações, jogos educacionais e materiais interativos, encontrar recursos relevantes e de qualidade pode ser um desafio. Nesse contexto, os sistemas de IA podem filtrar e recomendar recursos com base nas necessidades e objetivos de ensino dos professores, economizando tempo e facilitando o acesso a materiais adequados. No entanto, é importante ressaltar que a IA não substitui a figura do professor. A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas a interação humana e a expertise do professor são fundamentais para criar um ambiente educacional eficaz e estimulante. Os professores têm um papel essencial na interpretação dos dados fornecidos pela IA, pois eles adaptam as estratégias de ensino, oferecem suporte emocional aos alunos e incentivam a aprendizagem participativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15470_TB5219_08122023220351.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINNÃ RHIROMMY DA COSTA IZUMI"
    "autor_nome_curto" => "Tainnã Rhirommy"
    "autor_email" => "tainnaizumi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nos dias atuais, as discussões sobre inteligência artificial (IA) estão em alta, impulsionadas pela era de desenvolvimento tecnológico que vivemos. Essas revoluções têm impactado diversas áreas, e a presença das inteligências artificiais estão cada vez mais próximas de todos nós. No contexto da educação, as discussões sobre o uso da inteligência artificial ainda são recentes e não há um consenso absoluto. Existem posicionamentos divergentes: aqueles que são contra e aqueles que são a favor de seu uso. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo explorar o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta auxiliar para os professores do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais, no planejamento pedagógico. O percurso metodológico adotado é a abordagem qualitativa, com a revisão literária sobre o tema abordado. A utilização da IA na educação tem o poder de revolucionar o processo de ensino e aprendizagem, abrindo novas oportunidades e aprimorando a qualidade da educação. Citando um exemplo de como a IA pode ajudar os professores é como meio de acessar e avaliar os recursos educacionais disponíveis online. Com uma vasta quantidade de conteúdos disponíveis, como vídeos, simulações, jogos educacionais e materiais interativos, encontrar recursos relevantes e de qualidade pode ser um desafio. Nesse contexto, os sistemas de IA podem filtrar e recomendar recursos com base nas necessidades e objetivos de ensino dos professores, economizando tempo e facilitando o acesso a materiais adequados. No entanto, é importante ressaltar que a IA não substitui a figura do professor. A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas a interação humana e a expertise do professor são fundamentais para criar um ambiente educacional eficaz e estimulante. Os professores têm um papel essencial na interpretação dos dados fornecidos pela IA, pois eles adaptam as estratégias de ensino, oferecem suporte emocional aos alunos e incentivam a aprendizagem participativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.