Com o desenvolvimento dos equipamentos de informática e da economia em um mundo globalizado, um forte interesse por parte dos governos e empresas em desenvolver a aplicação destas novas tecnologias na área educacional também cresceu. Neste contexto, considerando a necessidade de melhorar a qualidade dos processos de ensino aprendizagem nas escolas públicas brasileiras, além do aumento da competitividade econômica, o governo federal instituiu através da lei n° 12.249 o Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA) que, por meio da universalização do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) promoveu o acesso individual dos alunos e professores a conteúdos e instrumentos digitais para uso pedagógico. Desta forma, este trabalho teve como objetivo aprofundar o entendimento sobre a inserção das TICs no paradigma Um para Um e analisar o impacto do PROUCA fase II no rendimento dos alunos do ensino fundamental brasileiro, além de contribuir com o debate para o aperfeiçoamento da avaliação de políticas educacionais no Brasil. Por fim, concluiu-se que os problemas de formulação e implementação do PROUCA relatados pela literatura, além de dificultarem sua execução e avaliação, impossibilitaram o maior aproveitamento do potencial do programa, que acabou não demonstrando impacto positivo na maioria dos aspectos analisados por este trabalho.