O trabalho objetiva mapear a produção científica sobre a gestão educacional no estado do Maranhão no entretempo 2014 a 2022. A metodologia foi uma revisão sistemática da literatura a partir de teses e dissertações publicadas no Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e dos trabalhos publicados em anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). A pesquisa mostrou que os trabalhos selecionados analisam a gestão no âmbito educacional considerando diferentes elementos como: desenvolvimento de programas; desenvolvimento da gestão educacional das secretarias municipais de educação; efetivação da gestão democrática e concepção de gestão escolar. Tais trabalhos, em seu conjunto, apontaram que a realidade por eles pesquisada, apresenta as marcas da lógica da gestão gerencial, evidenciando a fragilidade de ações como participação e descentralização. Verificou-se que existem poucas publicações referentes à gestão educacional no estado do Maranhão, e nenhum trabalho remete ao entretempo 2014-2022, enunciando a necessidade e o espaço para novas pesquisas, podendo contribuir com o campo dos estudos e da produção científica em torno da gestão educacional, bem como para novas discussões e compreensões sobre a gestão da educação básica na rede estadual do Maranhão.