O projeto Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) foi criado em 2018 por professores na Europa e tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas Instituições de Ensino Superior (IES), ajudando os estudantes a obter uma melhor formação em termos de inovação, internacionalização, habilidades técnicas e não-cognitivas. O projeto visa desenvolver conjuntos de projetos e práticas multidisciplinares, orientados ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços, nos quais os alunos criam e desenvolvem projetos conjuntos propostos por empresas e outras organizações, proporcionando ideias inovadoras. A metodologia já foi testada e aplicada diversas vezes, com foco em emprego, criatividade, produtividade, inovação e pensamento global. A estruturação do projeto tem como fundamentos a resolução de problemas de forma ativa, consciencialização dos diretores de programas educacionais e administração institucional, treino de supervisores, criação de projetos/estágios multidisciplinares em instituições associadas para permitir a atribuição de créditos, monitoramento e procedimentos de controle de qualidade, divulgação para outras IES e exploração dos resultados. A primeira edição do Lapassion aconteceu em 2019, um ano após sua criação. Em 2020 e 2021 houveram edições em Uberaba, Manaus, São Luís, Uruguai, Goiânia e Pelotas. As duas últimas contaram com a participação de alunos do IFG Itumbiara. Essas edições mostraram que o público brasileiro precisava de uma metodologia adaptada para o campo educacional que englobasse as metodologias ativas, a cultura maker e o ensino horizontal. Assim, surgiu a metodologia denominada Brampssol (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), criada e desenvolvida por estudantes e docentes da rede federal de educação para integrantes de todo sistema de ensino brasileiro.