Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LAPASSION: UM PROJETO PARA IMPULSIONAR HABILIDADES TÉCNICAS E INTERPESSOAIS COM INOVAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95742
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1440
    "inscrito_id" => 12570
    "titulo" => "LAPASSION: UM PROJETO PARA IMPULSIONAR HABILIDADES TÉCNICAS E INTERPESSOAIS COM INOVAÇÃO"
    "resumo" => "O projeto Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) foi criado em 2018 por professores na Europa e tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas Instituições de Ensino Superior (IES), ajudando os estudantes a obter uma melhor formação em termos de inovação, internacionalização, habilidades técnicas e não-cognitivas. O projeto visa desenvolver conjuntos de projetos e práticas multidisciplinares, orientados ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços, nos quais os alunos criam e desenvolvem projetos conjuntos propostos por empresas e outras organizações, proporcionando ideias inovadoras. A metodologia já foi testada e aplicada diversas vezes, com foco em emprego, criatividade, produtividade, inovação e pensamento global. A estruturação do projeto tem como fundamentos a resolução de problemas de forma ativa, consciencialização dos diretores de programas educacionais e administração institucional, treino de supervisores, criação de projetos/estágios multidisciplinares em instituições associadas para permitir a atribuição de créditos, monitoramento e procedimentos de controle de qualidade, divulgação para outras IES e exploração dos resultados. A primeira edição do Lapassion aconteceu em 2019, um ano após sua criação. Em 2020 e 2021 houveram edições em Uberaba, Manaus, São Luís, Uruguai, Goiânia e Pelotas. As duas últimas contaram com a participação de alunos do IFG Itumbiara. Essas edições mostraram que o público brasileiro precisava de uma metodologia adaptada para o campo educacional que englobasse as metodologias ativas, a cultura maker e o ensino horizontal. Assim, surgiu a metodologia denominada Brampssol (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), criada e desenvolvida por estudantes e docentes da rede federal de educação para integrantes de todo sistema de ensino brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12570_TB1440_03102023110257.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA KAROLYNA MARQUES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Anna Karolyna"
    "autor_email" => "annakarooll3791@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95742
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1440
    "inscrito_id" => 12570
    "titulo" => "LAPASSION: UM PROJETO PARA IMPULSIONAR HABILIDADES TÉCNICAS E INTERPESSOAIS COM INOVAÇÃO"
    "resumo" => "O projeto Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) foi criado em 2018 por professores na Europa e tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas Instituições de Ensino Superior (IES), ajudando os estudantes a obter uma melhor formação em termos de inovação, internacionalização, habilidades técnicas e não-cognitivas. O projeto visa desenvolver conjuntos de projetos e práticas multidisciplinares, orientados ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços, nos quais os alunos criam e desenvolvem projetos conjuntos propostos por empresas e outras organizações, proporcionando ideias inovadoras. A metodologia já foi testada e aplicada diversas vezes, com foco em emprego, criatividade, produtividade, inovação e pensamento global. A estruturação do projeto tem como fundamentos a resolução de problemas de forma ativa, consciencialização dos diretores de programas educacionais e administração institucional, treino de supervisores, criação de projetos/estágios multidisciplinares em instituições associadas para permitir a atribuição de créditos, monitoramento e procedimentos de controle de qualidade, divulgação para outras IES e exploração dos resultados. A primeira edição do Lapassion aconteceu em 2019, um ano após sua criação. Em 2020 e 2021 houveram edições em Uberaba, Manaus, São Luís, Uruguai, Goiânia e Pelotas. As duas últimas contaram com a participação de alunos do IFG Itumbiara. Essas edições mostraram que o público brasileiro precisava de uma metodologia adaptada para o campo educacional que englobasse as metodologias ativas, a cultura maker e o ensino horizontal. Assim, surgiu a metodologia denominada Brampssol (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), criada e desenvolvida por estudantes e docentes da rede federal de educação para integrantes de todo sistema de ensino brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12570_TB1440_03102023110257.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA KAROLYNA MARQUES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Anna Karolyna"
    "autor_email" => "annakarooll3791@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O projeto Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) foi criado em 2018 por professores na Europa e tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas Instituições de Ensino Superior (IES), ajudando os estudantes a obter uma melhor formação em termos de inovação, internacionalização, habilidades técnicas e não-cognitivas. O projeto visa desenvolver conjuntos de projetos e práticas multidisciplinares, orientados ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços, nos quais os alunos criam e desenvolvem projetos conjuntos propostos por empresas e outras organizações, proporcionando ideias inovadoras. A metodologia já foi testada e aplicada diversas vezes, com foco em emprego, criatividade, produtividade, inovação e pensamento global. A estruturação do projeto tem como fundamentos a resolução de problemas de forma ativa, consciencialização dos diretores de programas educacionais e administração institucional, treino de supervisores, criação de projetos/estágios multidisciplinares em instituições associadas para permitir a atribuição de créditos, monitoramento e procedimentos de controle de qualidade, divulgação para outras IES e exploração dos resultados. A primeira edição do Lapassion aconteceu em 2019, um ano após sua criação. Em 2020 e 2021 houveram edições em Uberaba, Manaus, São Luís, Uruguai, Goiânia e Pelotas. As duas últimas contaram com a participação de alunos do IFG Itumbiara. Essas edições mostraram que o público brasileiro precisava de uma metodologia adaptada para o campo educacional que englobasse as metodologias ativas, a cultura maker e o ensino horizontal. Assim, surgiu a metodologia denominada Brampssol (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), criada e desenvolvida por estudantes e docentes da rede federal de educação para integrantes de todo sistema de ensino brasileiro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.