POR ENTRE OS CAMINHOS DA MEMÓRIA: FOTOBIOGRAFIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9780 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 411 "titulo" => "POR ENTRE OS CAMINHOS DA MEMÓRIA: FOTOBIOGRAFIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande – Paraíba. Onde nós bolsistas em conjunto com o professor supervisor estivemos produzindo, junto com os alunos do 6º ano, fotobiografias. Neles os alunos puderam contar um pouco da história de suas vidas através do texto verbal e não verbal, ou seja, utilizando-se de diversas fontes históricas, e por meio de comentários fizeram referencia às inúmeras fotografias que representavam diferentes momentos de suas vidas e a sua relação temporal com diversos acontecimentos que ocorreram em todo o mundo. Esta estratégia de ensino trata-se de uma ferramenta que proporciona uma nova maneira de se relacionar com o conhecimento histórico, haja vista que os alunos participam dessa empreitada como protagonistas, pois se constroem enquanto escritores e produtores de suas respectivas histórias. Eles foram levados a perceber o quanto a história está presente em seu cotidiano e como cada um deles atua na produção desta, sendo a História um conhecimento que serve para entender a realidade, de cada um deles, e todas as suas nuances. Através desse trabalho quebramos, assim, com alguns paradigmas que afirmam que a História é unicamente o conhecimento do passado, e que, portanto não teria tanta utilidade nas entrelinhas de nossa existência, ou valor, nas nossas vidas. Tal atividade pode demonstrar como se dá o processo de produção da memória, e as principais características referentes a esta dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "FOTOBIOGRAFIA, HISTÓRIA, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_19_19_31_idinscrito_411_40afcb768f59c43994071692f664a150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR RODRIGUES" "autor_email" => "arthur.rlima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9780 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 411 "titulo" => "POR ENTRE OS CAMINHOS DA MEMÓRIA: FOTOBIOGRAFIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande – Paraíba. Onde nós bolsistas em conjunto com o professor supervisor estivemos produzindo, junto com os alunos do 6º ano, fotobiografias. Neles os alunos puderam contar um pouco da história de suas vidas através do texto verbal e não verbal, ou seja, utilizando-se de diversas fontes históricas, e por meio de comentários fizeram referencia às inúmeras fotografias que representavam diferentes momentos de suas vidas e a sua relação temporal com diversos acontecimentos que ocorreram em todo o mundo. Esta estratégia de ensino trata-se de uma ferramenta que proporciona uma nova maneira de se relacionar com o conhecimento histórico, haja vista que os alunos participam dessa empreitada como protagonistas, pois se constroem enquanto escritores e produtores de suas respectivas histórias. Eles foram levados a perceber o quanto a história está presente em seu cotidiano e como cada um deles atua na produção desta, sendo a História um conhecimento que serve para entender a realidade, de cada um deles, e todas as suas nuances. Através desse trabalho quebramos, assim, com alguns paradigmas que afirmam que a História é unicamente o conhecimento do passado, e que, portanto não teria tanta utilidade nas entrelinhas de nossa existência, ou valor, nas nossas vidas. Tal atividade pode demonstrar como se dá o processo de produção da memória, e as principais características referentes a esta dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "FOTOBIOGRAFIA, HISTÓRIA, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_19_19_31_idinscrito_411_40afcb768f59c43994071692f664a150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR RODRIGUES" "autor_email" => "arthur.rlima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }