RELATO DE EXPERIÊNCIAS DAS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS TURMAS DE 4º ANO DA EEEF ANTENOR NAVARO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10028 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 513 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS DAS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS TURMAS DE 4º ANO DA EEEF ANTENOR NAVARO" "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de experiência, resultado do trabalho desenvolvido pelas bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), Subprojeto de Pedagogia, da UEPB, Campus III. No primeiro semestre de 2014, o referido Subprojeto realizou um projeto educativo intitulado “Pluralidade Cultural: Diversidade e Cidadania”, o mesmo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro na cidade de Guarabira-Pb, na sala do 4º ano do ensino fundamental. Para estudo e realização das atividades propostas pelo Projeto, consultamos os PCNs, volume sobre Pluralidade Cultural e o recente documento do MEC intitulado “Direitos de Aprendizagem”. Assim como autores tais como: Freire, (1996) LIbânio,(2010) Lima,(2012) e Pimenta,(2008). O mesmo possibilitou aos alunos aulas interativas e pedagógicas enfatizando os conhecimentos da cultura e valorização da diversidade brasileira. Para a efetivação do projeto de “Pluralidade Cultural” utilizamos alguns procedimentos metodológicos com o objetivo de desenvolver melhor nosso trabalho como também despertar o interesse das turmas envolvidas: Debates em sala de aula, roda de conversas informais, exibição de vídeo, dinâmicas, músicas, oficinas pedagógicas, discussões, reflexões, socializações e exposição das atividades trabalhadas. Para fundamentar o desenvolvimento do nosso trabalho nos apropriamos em documentos legais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), Direitos de Aprendizagem e alguns teóricos como: Freire, Lima, Lima e Pimenta. Através do PIBID é possível se aprimorar a cada dia e assim moldar o aprendizado com base nos conhecimentos adquiridos juntamente com os alunos, professores e professoras supervisores. É necessário que se reflita sobre as ações que serão desenvolvidas com os alunos e em que elas vêm a contribuir na aprendizagem de forma significativa. Portanto a formação inicial dos futuros docentes será construída a partir do processo de ação-reflexão-ação dentro da Universidade e no espaço escolar. A partir das vivências no cotidiano da escola e nas salas de aula, o PIBID está nos propiciando um amplo conhecimento na nossa formação inicial e continuada através das práticas realizadas. Esta iniciativa estimula a valorização dos alunos por adentrar nas múltiplas culturas com objetivos de conscientização. Como também na formação dos futuros docentes por possibilitar o contato direto com a realidade que iremos assumir." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PIBID, FUTUROS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_01_23_56_idinscrito_513_acadc054fc5abe55874f7aa3fead5085.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AMELIA RIBEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMELIA" "autor_email" => "ameliars2010@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10028 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 513 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS DAS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS TURMAS DE 4º ANO DA EEEF ANTENOR NAVARO" "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de experiência, resultado do trabalho desenvolvido pelas bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), Subprojeto de Pedagogia, da UEPB, Campus III. No primeiro semestre de 2014, o referido Subprojeto realizou um projeto educativo intitulado “Pluralidade Cultural: Diversidade e Cidadania”, o mesmo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro na cidade de Guarabira-Pb, na sala do 4º ano do ensino fundamental. Para estudo e realização das atividades propostas pelo Projeto, consultamos os PCNs, volume sobre Pluralidade Cultural e o recente documento do MEC intitulado “Direitos de Aprendizagem”. Assim como autores tais como: Freire, (1996) LIbânio,(2010) Lima,(2012) e Pimenta,(2008). O mesmo possibilitou aos alunos aulas interativas e pedagógicas enfatizando os conhecimentos da cultura e valorização da diversidade brasileira. Para a efetivação do projeto de “Pluralidade Cultural” utilizamos alguns procedimentos metodológicos com o objetivo de desenvolver melhor nosso trabalho como também despertar o interesse das turmas envolvidas: Debates em sala de aula, roda de conversas informais, exibição de vídeo, dinâmicas, músicas, oficinas pedagógicas, discussões, reflexões, socializações e exposição das atividades trabalhadas. Para fundamentar o desenvolvimento do nosso trabalho nos apropriamos em documentos legais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), Direitos de Aprendizagem e alguns teóricos como: Freire, Lima, Lima e Pimenta. Através do PIBID é possível se aprimorar a cada dia e assim moldar o aprendizado com base nos conhecimentos adquiridos juntamente com os alunos, professores e professoras supervisores. É necessário que se reflita sobre as ações que serão desenvolvidas com os alunos e em que elas vêm a contribuir na aprendizagem de forma significativa. Portanto a formação inicial dos futuros docentes será construída a partir do processo de ação-reflexão-ação dentro da Universidade e no espaço escolar. A partir das vivências no cotidiano da escola e nas salas de aula, o PIBID está nos propiciando um amplo conhecimento na nossa formação inicial e continuada através das práticas realizadas. Esta iniciativa estimula a valorização dos alunos por adentrar nas múltiplas culturas com objetivos de conscientização. Como também na formação dos futuros docentes por possibilitar o contato direto com a realidade que iremos assumir." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PIBID, FUTUROS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_01_23_56_idinscrito_513_acadc054fc5abe55874f7aa3fead5085.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AMELIA RIBEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMELIA" "autor_email" => "ameliars2010@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }