HIGH SCHOOL MEMORIES: UMA PROPOSTA DINÂMICA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9985 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "HIGH SCHOOL MEMORIES: UMA PROPOSTA DINÂMICA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Atualmente, no contexto educacional, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2008), evidencia-se a importância do ensino de Língua Inglesa (LI) para o desenvolvimento não só linguístico como também crítico e sociocultural dos alunos. Nesta perspectiva, nós, que fazemos parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, temos como objetivo, por meio deste trabalho, desvelar sobre um projeto com sequência didática (SD) que visa desenvolver as habilidades de leitura e escrita em LI de alunos de uma escola pública, especificamente do ensino médio, e também proporcionar discussões críticas e comparativas sobre os sistemas de ensino brasileiro e norte-americano. Quanto ao desenvolvimento das habilidades acima indicadas, promovemos atividades de leitura e produção de gêneros textuais (mensagens, legendas e a linha do tempo autobiográfica) e estudos gramaticas e lexicais contextualizados em conformidade com o tema geral do projeto, objetivando contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos. O projeto está sendo aplicado em uma escola estadual da rede pública de ensino com vinte e três alunos do 3o ano do Ensino Médio, na cidade de Campina Grande, Paraíba, com duração de quatro meses. Nosso suporte teórico está ancorado em Bronckart (1999), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Cristóvão (2009), no que se refere à produção e aplicação de SDs e em relação ao estudo de gêneros textuais, Marchuschi (2008). Os resultados parciais apontam para o crescente desenvolvimento linguístico e sociocultural, no tocante ao sistema educacional americano dos alunos na LI, através de produções para o projeto final da SD." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "SENSO CRÍTICO, LÍNGUA INGLESA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_09_2014_16_10_21_idinscrito_281_5592c61a734b19d62e2434ec6e8f7ce8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSA TUANA MELO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LAYSA MELO" "autor_email" => "laysa.smith@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARÁIBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9985 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 15 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "HIGH SCHOOL MEMORIES: UMA PROPOSTA DINÂMICA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Atualmente, no contexto educacional, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2008), evidencia-se a importância do ensino de Língua Inglesa (LI) para o desenvolvimento não só linguístico como também crítico e sociocultural dos alunos. Nesta perspectiva, nós, que fazemos parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, temos como objetivo, por meio deste trabalho, desvelar sobre um projeto com sequência didática (SD) que visa desenvolver as habilidades de leitura e escrita em LI de alunos de uma escola pública, especificamente do ensino médio, e também proporcionar discussões críticas e comparativas sobre os sistemas de ensino brasileiro e norte-americano. Quanto ao desenvolvimento das habilidades acima indicadas, promovemos atividades de leitura e produção de gêneros textuais (mensagens, legendas e a linha do tempo autobiográfica) e estudos gramaticas e lexicais contextualizados em conformidade com o tema geral do projeto, objetivando contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos. O projeto está sendo aplicado em uma escola estadual da rede pública de ensino com vinte e três alunos do 3o ano do Ensino Médio, na cidade de Campina Grande, Paraíba, com duração de quatro meses. Nosso suporte teórico está ancorado em Bronckart (1999), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Cristóvão (2009), no que se refere à produção e aplicação de SDs e em relação ao estudo de gêneros textuais, Marchuschi (2008). Os resultados parciais apontam para o crescente desenvolvimento linguístico e sociocultural, no tocante ao sistema educacional americano dos alunos na LI, através de produções para o projeto final da SD." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "SENSO CRÍTICO, LÍNGUA INGLESA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_09_2014_16_10_21_idinscrito_281_5592c61a734b19d62e2434ec6e8f7ce8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSA TUANA MELO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LAYSA MELO" "autor_email" => "laysa.smith@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARÁIBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }