Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO CONTEXTUALIZADO: A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO E A ATUAÇÃO DO ÁLCOOL NO ORGANISMO

Palavra-chaves: SISTEMA DIGESTÓRIO, AÇÃO DO ÁLCOOL, TEMAS TRANSVERSAIS Pôster (PO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9886
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 1027
    "titulo" => "ENSINO CONTEXTUALIZADO: A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO E A ATUAÇÃO DO ÁLCOOL NO ORGANISMO"
    "resumo" => "A abordagem dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana é parte integrante do currículo de biologia do segundo ano do ensino médio. Ao ingressar no ensino médio, o estudante aprenderá de forma abrangente o estudo do corpo humano em seus níveis de organização, desde células e moléculas até os sistemas, para que se compreenda o organismo e seu funcionamento. Mediante este desafio, de auxiliar no entendimento do estudante, os temas transversais são uma ferramenta a mais para aplicar os conteúdos com mais clareza e proximidade da realidade vivida pelos estudantes. Como bolsistas do PIBID Biologia, ao realizarmos uma sondagem com estudantes do segundo ano do ensino médio, observamos à necessidade de desenvolvermos um projeto que envolve um tema curricular e um tema transversal. Esta atividade foi planejada tendo em vista a prevenção ao uso de drogas de caráter lícito ou ilícito relacionado à anatomia e fisiologia humana.Apresentar os conteúdos do sistema digestório mostrando como age o álcool no organismo, de modo que ao ensinar à anatomia e a fisiologia deste sistema os estudantes pudessem entender como acorre as reações químicas do álcool que causam dependência e as eventuais doenças relacionadas ao uso abusivo do mesmo.Foram ministradas aulas expositivas, com a exibição de vídeo mostrando a ação do álcool no sistema digestório. Os estudantes foram divididos em seis grupos, onde cada grupo deveria representar as estruturas anatômicas constituintes do sistema gastrointestinal. A discussão sobre a ação do álcool sobre o sistema gastrointestinal culminou com o jogo “passa ou repassa”. O jogo foi baseado em perguntas e respostas sobre o conteúdo exposto. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos, onde eram realizadas perguntas relacionadas ao sistema gastrointestinal e a ação do álcool neste sistema. O grupo que respondesse a maior quantidade de questões corretas seria o ganhador. Como forma de incentivo foram distribuídos brindes para ambos os grupos.  A princípio o projeto parece ter refletido na vida dos estudantes, de modo que os mesmos mostraram empenho e dedicação durante a confecção dos cartazes e a realização do jogo “passa ou repassa”. Durante o jogo, os estudantes  demonstraram entusiasmo, ao responderem de forma correta a maior parte das questões. Ambos os grupos ganharam premiação, e isto os deixou felizes e motivados, pois receberam o conteúdo de forma dinâmica, aplicado a realidade da sociedade atual, provando assim, ser uma didática eficiente, para o ensino do conteúdo e prevenção ao uso das drogas. A elaboração de uma metodologia integrativa e eficiente dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana com o tema transversal drogas, está despertando nos estudantes do segundo ano do ensino médio um pensamento mais crítico e analítico a respeito do consumo de drogas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "SISTEMA DIGESTÓRIO, AÇÃO DO ÁLCOOL, TEMAS TRANSVERSAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_21_24_13_idinscrito_1027_4ec3ec6f2a043e4711312bc285c7a3b0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIZELLE MATIAS DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIZELLE MATIAS"
    "autor_email" => "gizelle_jahp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9886
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 1027
    "titulo" => "ENSINO CONTEXTUALIZADO: A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO E A ATUAÇÃO DO ÁLCOOL NO ORGANISMO"
    "resumo" => "A abordagem dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana é parte integrante do currículo de biologia do segundo ano do ensino médio. Ao ingressar no ensino médio, o estudante aprenderá de forma abrangente o estudo do corpo humano em seus níveis de organização, desde células e moléculas até os sistemas, para que se compreenda o organismo e seu funcionamento. Mediante este desafio, de auxiliar no entendimento do estudante, os temas transversais são uma ferramenta a mais para aplicar os conteúdos com mais clareza e proximidade da realidade vivida pelos estudantes. Como bolsistas do PIBID Biologia, ao realizarmos uma sondagem com estudantes do segundo ano do ensino médio, observamos à necessidade de desenvolvermos um projeto que envolve um tema curricular e um tema transversal. Esta atividade foi planejada tendo em vista a prevenção ao uso de drogas de caráter lícito ou ilícito relacionado à anatomia e fisiologia humana.Apresentar os conteúdos do sistema digestório mostrando como age o álcool no organismo, de modo que ao ensinar à anatomia e a fisiologia deste sistema os estudantes pudessem entender como acorre as reações químicas do álcool que causam dependência e as eventuais doenças relacionadas ao uso abusivo do mesmo.Foram ministradas aulas expositivas, com a exibição de vídeo mostrando a ação do álcool no sistema digestório. Os estudantes foram divididos em seis grupos, onde cada grupo deveria representar as estruturas anatômicas constituintes do sistema gastrointestinal. A discussão sobre a ação do álcool sobre o sistema gastrointestinal culminou com o jogo “passa ou repassa”. O jogo foi baseado em perguntas e respostas sobre o conteúdo exposto. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos, onde eram realizadas perguntas relacionadas ao sistema gastrointestinal e a ação do álcool neste sistema. O grupo que respondesse a maior quantidade de questões corretas seria o ganhador. Como forma de incentivo foram distribuídos brindes para ambos os grupos.  A princípio o projeto parece ter refletido na vida dos estudantes, de modo que os mesmos mostraram empenho e dedicação durante a confecção dos cartazes e a realização do jogo “passa ou repassa”. Durante o jogo, os estudantes  demonstraram entusiasmo, ao responderem de forma correta a maior parte das questões. Ambos os grupos ganharam premiação, e isto os deixou felizes e motivados, pois receberam o conteúdo de forma dinâmica, aplicado a realidade da sociedade atual, provando assim, ser uma didática eficiente, para o ensino do conteúdo e prevenção ao uso das drogas. A elaboração de uma metodologia integrativa e eficiente dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana com o tema transversal drogas, está despertando nos estudantes do segundo ano do ensino médio um pensamento mais crítico e analítico a respeito do consumo de drogas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "SISTEMA DIGESTÓRIO, AÇÃO DO ÁLCOOL, TEMAS TRANSVERSAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_21_24_13_idinscrito_1027_4ec3ec6f2a043e4711312bc285c7a3b0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIZELLE MATIAS DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIZELLE MATIAS"
    "autor_email" => "gizelle_jahp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A abordagem dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana é parte integrante do currículo de biologia do segundo ano do ensino médio. Ao ingressar no ensino médio, o estudante aprenderá de forma abrangente o estudo do corpo humano em seus níveis de organização, desde células e moléculas até os sistemas, para que se compreenda o organismo e seu funcionamento. Mediante este desafio, de auxiliar no entendimento do estudante, os temas transversais são uma ferramenta a mais para aplicar os conteúdos com mais clareza e proximidade da realidade vivida pelos estudantes. Como bolsistas do PIBID Biologia, ao realizarmos uma sondagem com estudantes do segundo ano do ensino médio, observamos à necessidade de desenvolvermos um projeto que envolve um tema curricular e um tema transversal. Esta atividade foi planejada tendo em vista a prevenção ao uso de drogas de caráter lícito ou ilícito relacionado à anatomia e fisiologia humana.Apresentar os conteúdos do sistema digestório mostrando como age o álcool no organismo, de modo que ao ensinar à anatomia e a fisiologia deste sistema os estudantes pudessem entender como acorre as reações químicas do álcool que causam dependência e as eventuais doenças relacionadas ao uso abusivo do mesmo.Foram ministradas aulas expositivas, com a exibição de vídeo mostrando a ação do álcool no sistema digestório. Os estudantes foram divididos em seis grupos, onde cada grupo deveria representar as estruturas anatômicas constituintes do sistema gastrointestinal. A discussão sobre a ação do álcool sobre o sistema gastrointestinal culminou com o jogo “passa ou repassa”. O jogo foi baseado em perguntas e respostas sobre o conteúdo exposto. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos, onde eram realizadas perguntas relacionadas ao sistema gastrointestinal e a ação do álcool neste sistema. O grupo que respondesse a maior quantidade de questões corretas seria o ganhador. Como forma de incentivo foram distribuídos brindes para ambos os grupos. A princípio o projeto parece ter refletido na vida dos estudantes, de modo que os mesmos mostraram empenho e dedicação durante a confecção dos cartazes e a realização do jogo “passa ou repassa”. Durante o jogo, os estudantes demonstraram entusiasmo, ao responderem de forma correta a maior parte das questões. Ambos os grupos ganharam premiação, e isto os deixou felizes e motivados, pois receberam o conteúdo de forma dinâmica, aplicado a realidade da sociedade atual, provando assim, ser uma didática eficiente, para o ensino do conteúdo e prevenção ao uso das drogas. A elaboração de uma metodologia integrativa e eficiente dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana com o tema transversal drogas, está despertando nos estudantes do segundo ano do ensino médio um pensamento mais crítico e analítico a respeito do consumo de drogas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.