ENSINO CONTEXTUALIZADO: A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO E A ATUAÇÃO DO ÁLCOOL NO ORGANISMO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9886 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 1027 "titulo" => "ENSINO CONTEXTUALIZADO: A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO E A ATUAÇÃO DO ÁLCOOL NO ORGANISMO" "resumo" => "A abordagem dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana é parte integrante do currículo de biologia do segundo ano do ensino médio. Ao ingressar no ensino médio, o estudante aprenderá de forma abrangente o estudo do corpo humano em seus níveis de organização, desde células e moléculas até os sistemas, para que se compreenda o organismo e seu funcionamento. Mediante este desafio, de auxiliar no entendimento do estudante, os temas transversais são uma ferramenta a mais para aplicar os conteúdos com mais clareza e proximidade da realidade vivida pelos estudantes. Como bolsistas do PIBID Biologia, ao realizarmos uma sondagem com estudantes do segundo ano do ensino médio, observamos à necessidade de desenvolvermos um projeto que envolve um tema curricular e um tema transversal. Esta atividade foi planejada tendo em vista a prevenção ao uso de drogas de caráter lícito ou ilícito relacionado à anatomia e fisiologia humana.Apresentar os conteúdos do sistema digestório mostrando como age o álcool no organismo, de modo que ao ensinar à anatomia e a fisiologia deste sistema os estudantes pudessem entender como acorre as reações químicas do álcool que causam dependência e as eventuais doenças relacionadas ao uso abusivo do mesmo.Foram ministradas aulas expositivas, com a exibição de vídeo mostrando a ação do álcool no sistema digestório. Os estudantes foram divididos em seis grupos, onde cada grupo deveria representar as estruturas anatômicas constituintes do sistema gastrointestinal. A discussão sobre a ação do álcool sobre o sistema gastrointestinal culminou com o jogo “passa ou repassa”. O jogo foi baseado em perguntas e respostas sobre o conteúdo exposto. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos, onde eram realizadas perguntas relacionadas ao sistema gastrointestinal e a ação do álcool neste sistema. O grupo que respondesse a maior quantidade de questões corretas seria o ganhador. Como forma de incentivo foram distribuídos brindes para ambos os grupos. A princípio o projeto parece ter refletido na vida dos estudantes, de modo que os mesmos mostraram empenho e dedicação durante a confecção dos cartazes e a realização do jogo “passa ou repassa”. Durante o jogo, os estudantes demonstraram entusiasmo, ao responderem de forma correta a maior parte das questões. Ambos os grupos ganharam premiação, e isto os deixou felizes e motivados, pois receberam o conteúdo de forma dinâmica, aplicado a realidade da sociedade atual, provando assim, ser uma didática eficiente, para o ensino do conteúdo e prevenção ao uso das drogas. A elaboração de uma metodologia integrativa e eficiente dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana com o tema transversal drogas, está despertando nos estudantes do segundo ano do ensino médio um pensamento mais crítico e analítico a respeito do consumo de drogas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "SISTEMA DIGESTÓRIO, AÇÃO DO ÁLCOOL, TEMAS TRANSVERSAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_21_24_13_idinscrito_1027_4ec3ec6f2a043e4711312bc285c7a3b0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIZELLE MATIAS DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "GIZELLE MATIAS" "autor_email" => "gizelle_jahp@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9886 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 1027 "titulo" => "ENSINO CONTEXTUALIZADO: A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO E A ATUAÇÃO DO ÁLCOOL NO ORGANISMO" "resumo" => "A abordagem dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana é parte integrante do currículo de biologia do segundo ano do ensino médio. Ao ingressar no ensino médio, o estudante aprenderá de forma abrangente o estudo do corpo humano em seus níveis de organização, desde células e moléculas até os sistemas, para que se compreenda o organismo e seu funcionamento. Mediante este desafio, de auxiliar no entendimento do estudante, os temas transversais são uma ferramenta a mais para aplicar os conteúdos com mais clareza e proximidade da realidade vivida pelos estudantes. Como bolsistas do PIBID Biologia, ao realizarmos uma sondagem com estudantes do segundo ano do ensino médio, observamos à necessidade de desenvolvermos um projeto que envolve um tema curricular e um tema transversal. Esta atividade foi planejada tendo em vista a prevenção ao uso de drogas de caráter lícito ou ilícito relacionado à anatomia e fisiologia humana.Apresentar os conteúdos do sistema digestório mostrando como age o álcool no organismo, de modo que ao ensinar à anatomia e a fisiologia deste sistema os estudantes pudessem entender como acorre as reações químicas do álcool que causam dependência e as eventuais doenças relacionadas ao uso abusivo do mesmo.Foram ministradas aulas expositivas, com a exibição de vídeo mostrando a ação do álcool no sistema digestório. Os estudantes foram divididos em seis grupos, onde cada grupo deveria representar as estruturas anatômicas constituintes do sistema gastrointestinal. A discussão sobre a ação do álcool sobre o sistema gastrointestinal culminou com o jogo “passa ou repassa”. O jogo foi baseado em perguntas e respostas sobre o conteúdo exposto. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos, onde eram realizadas perguntas relacionadas ao sistema gastrointestinal e a ação do álcool neste sistema. O grupo que respondesse a maior quantidade de questões corretas seria o ganhador. Como forma de incentivo foram distribuídos brindes para ambos os grupos. A princípio o projeto parece ter refletido na vida dos estudantes, de modo que os mesmos mostraram empenho e dedicação durante a confecção dos cartazes e a realização do jogo “passa ou repassa”. Durante o jogo, os estudantes demonstraram entusiasmo, ao responderem de forma correta a maior parte das questões. Ambos os grupos ganharam premiação, e isto os deixou felizes e motivados, pois receberam o conteúdo de forma dinâmica, aplicado a realidade da sociedade atual, provando assim, ser uma didática eficiente, para o ensino do conteúdo e prevenção ao uso das drogas. A elaboração de uma metodologia integrativa e eficiente dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana com o tema transversal drogas, está despertando nos estudantes do segundo ano do ensino médio um pensamento mais crítico e analítico a respeito do consumo de drogas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "SISTEMA DIGESTÓRIO, AÇÃO DO ÁLCOOL, TEMAS TRANSVERSAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_21_24_13_idinscrito_1027_4ec3ec6f2a043e4711312bc285c7a3b0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIZELLE MATIAS DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "GIZELLE MATIAS" "autor_email" => "gizelle_jahp@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }