O trabalho, intitulado Letramento e Estratégias Docentes para a Formação Leitora no Contexto da Educação Infantil, é atrelado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia/Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e está sendo desenvolvido na Escola Marcos Valentim Pereira de Sousa, pertencente à rede pública municipal de ensino, situada no município de Fortaleza-CE. A pesquisa está sob a supervisão da professora orientadora do PIBID. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico da Escola e, por seguinte, da sala de aula observada, sendo identificado o contexto sociocultural dos(as) educandos (as), as fases de desenvolvimento da leitura e da escrita em que as crianças se encontravam, os possíveis problemas relacionados com o processo ensino-aprendizagem e as estratégias utilizadas pela professora para a formação de leitores. Após a análise dos dados coletados no diagnóstico, observamos a prática da professora no que tange ao estímulo ao gosto pela leitura e as intervenções feitas nos momentos lúdicos, que estimulam o letramento. Nos resultados preliminares, foi encontrado que a maioria dos alunos está no nível silábico , com valor sonoro na vogal, apresentando sinais de letramento e alfabetização, cumprindo o objetivo proposto pela educadora nessa etapa do ensino: a escrita do nome próprio. Assim, os alunos estão inseridos num contexto de estímulo à leitura, a partir de uma prática docente-discente que vem contribuindo para que se tornem mais reflexivos apresentando níveis de letramento satisfatório. Essa pesquisa tem como objetivo observar a prática docente e investigar as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do letramento e do processo de desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, especificadamente no Infantil V, por compreender-se que é nessa etapa da educação básica que o processo de alfabetização é intensificado.