Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LETRAMENTO E ESTRATÉGIAS DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA MARCOS VALENTIM PEREIRA DE SOUSA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESTRATÉGIAS LEITORA Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O trabalho, intitulado Letramento e Estratégias Docentes para a Formação Leitora no Contexto da Educação Infantil, é atrelado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia/Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e está sendo desenvolvido na Escola Marcos Valentim Pereira de Sousa, pertencente à rede pública municipal de ensino, situada no município de Fortaleza-CE. A pesquisa está sob a supervisão da professora orientadora do PIBID. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico da Escola e, por seguinte, da sala de aula observada, sendo identificado o contexto sociocultural dos(as) educandos (as), as fases de desenvolvimento da leitura e da escrita em que as crianças se encontravam, os possíveis problemas relacionados com o processo ensino-aprendizagem e as estratégias utilizadas pela professora para a formação de leitores. Após a análise dos dados coletados no diagnóstico, observamos a prática da professora no que tange ao estímulo ao gosto pela leitura e as intervenções feitas nos momentos lúdicos, que estimulam o letramento. Nos resultados preliminares, foi encontrado que a maioria dos alunos está no nível silábico , com valor sonoro na vogal, apresentando sinais de letramento e alfabetização, cumprindo o objetivo proposto pela educadora nessa etapa do ensino: a escrita do nome próprio. Assim, os alunos estão inseridos num contexto de estímulo à leitura, a partir de uma prática docente-discente que vem contribuindo para que se tornem mais reflexivos apresentando níveis de letramento satisfatório. Essa pesquisa tem como objetivo observar a prática docente e investigar as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do letramento e do processo de desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, especificadamente no Infantil V, por compreender-se que é nessa etapa da educação básica que o processo de alfabetização é intensificado.

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