Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LETRAMENTO E ESTRATÉGIAS DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA MARCOS VALENTIM PEREIRA DE SOUSA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESTRATÉGIAS LEITORA Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9774
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 855
    "inscrito_id" => 1609
    "titulo" => "LETRAMENTO E ESTRATÉGIAS DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA MARCOS VALENTIM PEREIRA DE SOUSA"
    "resumo" => "O trabalho, intitulado Letramento e Estratégias Docentes para a Formação Leitora no Contexto da Educação Infantil, é atrelado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia/Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e está sendo desenvolvido na Escola Marcos Valentim Pereira de Sousa, pertencente à rede pública municipal de ensino, situada no município de Fortaleza-CE. A pesquisa está sob a supervisão da professora orientadora do PIBID. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico da Escola e, por seguinte, da sala de aula observada, sendo identificado o contexto sociocultural dos(as) educandos (as), as fases de desenvolvimento da leitura e da escrita em que as crianças se encontravam, os possíveis problemas relacionados com o processo ensino-aprendizagem e as estratégias utilizadas pela professora para a formação de leitores. \tApós a análise dos dados coletados no diagnóstico, observamos a prática da professora no que tange ao estímulo ao gosto pela leitura e as intervenções feitas nos momentos lúdicos, que estimulam o letramento. Nos resultados preliminares, foi encontrado que a maioria dos alunos está no nível silábico , com valor sonoro na vogal, apresentando sinais de letramento e alfabetização, cumprindo o objetivo proposto pela educadora nessa etapa do ensino: a escrita do nome próprio. Assim, os alunos estão inseridos num contexto de estímulo à leitura, a partir de uma prática docente-discente que vem contribuindo para que se tornem mais reflexivos apresentando níveis de letramento satisfatório. Essa pesquisa tem como objetivo observar a prática docente e investigar as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do letramento e do processo de desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, especificadamente no Infantil V, por compreender-se que é nessa etapa da educação básica que o processo de alfabetização é intensificado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESTRATÉGIAS LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_49_07_idinscrito_1609_305e52216f25bc49a8b3f5c6e5cfc45b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNE CAROLINE BARROS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE BARROS"
    "autor_email" => "annecarolineba20@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9774
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 855
    "inscrito_id" => 1609
    "titulo" => "LETRAMENTO E ESTRATÉGIAS DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA MARCOS VALENTIM PEREIRA DE SOUSA"
    "resumo" => "O trabalho, intitulado Letramento e Estratégias Docentes para a Formação Leitora no Contexto da Educação Infantil, é atrelado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia/Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e está sendo desenvolvido na Escola Marcos Valentim Pereira de Sousa, pertencente à rede pública municipal de ensino, situada no município de Fortaleza-CE. A pesquisa está sob a supervisão da professora orientadora do PIBID. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico da Escola e, por seguinte, da sala de aula observada, sendo identificado o contexto sociocultural dos(as) educandos (as), as fases de desenvolvimento da leitura e da escrita em que as crianças se encontravam, os possíveis problemas relacionados com o processo ensino-aprendizagem e as estratégias utilizadas pela professora para a formação de leitores. \tApós a análise dos dados coletados no diagnóstico, observamos a prática da professora no que tange ao estímulo ao gosto pela leitura e as intervenções feitas nos momentos lúdicos, que estimulam o letramento. Nos resultados preliminares, foi encontrado que a maioria dos alunos está no nível silábico , com valor sonoro na vogal, apresentando sinais de letramento e alfabetização, cumprindo o objetivo proposto pela educadora nessa etapa do ensino: a escrita do nome próprio. Assim, os alunos estão inseridos num contexto de estímulo à leitura, a partir de uma prática docente-discente que vem contribuindo para que se tornem mais reflexivos apresentando níveis de letramento satisfatório. Essa pesquisa tem como objetivo observar a prática docente e investigar as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do letramento e do processo de desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, especificadamente no Infantil V, por compreender-se que é nessa etapa da educação básica que o processo de alfabetização é intensificado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESTRATÉGIAS LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_49_07_idinscrito_1609_305e52216f25bc49a8b3f5c6e5cfc45b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNE CAROLINE BARROS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE BARROS"
    "autor_email" => "annecarolineba20@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O trabalho, intitulado Letramento e Estratégias Docentes para a Formação Leitora no Contexto da Educação Infantil, é atrelado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia/Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e está sendo desenvolvido na Escola Marcos Valentim Pereira de Sousa, pertencente à rede pública municipal de ensino, situada no município de Fortaleza-CE. A pesquisa está sob a supervisão da professora orientadora do PIBID. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico da Escola e, por seguinte, da sala de aula observada, sendo identificado o contexto sociocultural dos(as) educandos (as), as fases de desenvolvimento da leitura e da escrita em que as crianças se encontravam, os possíveis problemas relacionados com o processo ensino-aprendizagem e as estratégias utilizadas pela professora para a formação de leitores. Após a análise dos dados coletados no diagnóstico, observamos a prática da professora no que tange ao estímulo ao gosto pela leitura e as intervenções feitas nos momentos lúdicos, que estimulam o letramento. Nos resultados preliminares, foi encontrado que a maioria dos alunos está no nível silábico , com valor sonoro na vogal, apresentando sinais de letramento e alfabetização, cumprindo o objetivo proposto pela educadora nessa etapa do ensino: a escrita do nome próprio. Assim, os alunos estão inseridos num contexto de estímulo à leitura, a partir de uma prática docente-discente que vem contribuindo para que se tornem mais reflexivos apresentando níveis de letramento satisfatório. Essa pesquisa tem como objetivo observar a prática docente e investigar as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do letramento e do processo de desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, especificadamente no Infantil V, por compreender-se que é nessa etapa da educação básica que o processo de alfabetização é intensificado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.