LETRAMENTO E ESTRATÉGIAS DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA MARCOS VALENTIM PEREIRA DE SOUSA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9774 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 855 "inscrito_id" => 1609 "titulo" => "LETRAMENTO E ESTRATÉGIAS DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA MARCOS VALENTIM PEREIRA DE SOUSA" "resumo" => "O trabalho, intitulado Letramento e Estratégias Docentes para a Formação Leitora no Contexto da Educação Infantil, é atrelado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia/Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e está sendo desenvolvido na Escola Marcos Valentim Pereira de Sousa, pertencente à rede pública municipal de ensino, situada no município de Fortaleza-CE. A pesquisa está sob a supervisão da professora orientadora do PIBID. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico da Escola e, por seguinte, da sala de aula observada, sendo identificado o contexto sociocultural dos(as) educandos (as), as fases de desenvolvimento da leitura e da escrita em que as crianças se encontravam, os possíveis problemas relacionados com o processo ensino-aprendizagem e as estratégias utilizadas pela professora para a formação de leitores. \tApós a análise dos dados coletados no diagnóstico, observamos a prática da professora no que tange ao estímulo ao gosto pela leitura e as intervenções feitas nos momentos lúdicos, que estimulam o letramento. Nos resultados preliminares, foi encontrado que a maioria dos alunos está no nível silábico , com valor sonoro na vogal, apresentando sinais de letramento e alfabetização, cumprindo o objetivo proposto pela educadora nessa etapa do ensino: a escrita do nome próprio. Assim, os alunos estão inseridos num contexto de estímulo à leitura, a partir de uma prática docente-discente que vem contribuindo para que se tornem mais reflexivos apresentando níveis de letramento satisfatório. Essa pesquisa tem como objetivo observar a prática docente e investigar as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do letramento e do processo de desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, especificadamente no Infantil V, por compreender-se que é nessa etapa da educação básica que o processo de alfabetização é intensificado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESTRATÉGIAS LEITORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_49_07_idinscrito_1609_305e52216f25bc49a8b3f5c6e5cfc45b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE CAROLINE BARROS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE BARROS" "autor_email" => "annecarolineba20@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9774 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 855 "inscrito_id" => 1609 "titulo" => "LETRAMENTO E ESTRATÉGIAS DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA MARCOS VALENTIM PEREIRA DE SOUSA" "resumo" => "O trabalho, intitulado Letramento e Estratégias Docentes para a Formação Leitora no Contexto da Educação Infantil, é atrelado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia/Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e está sendo desenvolvido na Escola Marcos Valentim Pereira de Sousa, pertencente à rede pública municipal de ensino, situada no município de Fortaleza-CE. A pesquisa está sob a supervisão da professora orientadora do PIBID. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico da Escola e, por seguinte, da sala de aula observada, sendo identificado o contexto sociocultural dos(as) educandos (as), as fases de desenvolvimento da leitura e da escrita em que as crianças se encontravam, os possíveis problemas relacionados com o processo ensino-aprendizagem e as estratégias utilizadas pela professora para a formação de leitores. \tApós a análise dos dados coletados no diagnóstico, observamos a prática da professora no que tange ao estímulo ao gosto pela leitura e as intervenções feitas nos momentos lúdicos, que estimulam o letramento. Nos resultados preliminares, foi encontrado que a maioria dos alunos está no nível silábico , com valor sonoro na vogal, apresentando sinais de letramento e alfabetização, cumprindo o objetivo proposto pela educadora nessa etapa do ensino: a escrita do nome próprio. Assim, os alunos estão inseridos num contexto de estímulo à leitura, a partir de uma prática docente-discente que vem contribuindo para que se tornem mais reflexivos apresentando níveis de letramento satisfatório. Essa pesquisa tem como objetivo observar a prática docente e investigar as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do letramento e do processo de desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, especificadamente no Infantil V, por compreender-se que é nessa etapa da educação básica que o processo de alfabetização é intensificado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESTRATÉGIAS LEITORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_49_07_idinscrito_1609_305e52216f25bc49a8b3f5c6e5cfc45b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE CAROLINE BARROS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "CAROLINE BARROS" "autor_email" => "annecarolineba20@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }