Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DO CULTIVO DE HORTIFRUTIS NA COMUNIDADE PONTA DE GRAMAME

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, PONTA DE GRAMAME Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

No presente estudo, analisa-se o saber matemático utilizado por um grupo de agricultores que vivem na comunidade denominada por Ponta de Gramame (região da zona da mata sul), na cidade de João Pessoa – PB, no que diz respeito às atividades cotidianas associadas a produção de hortifrutis. Em 02 de fevereiro de 1999 cerca de 60 famílias ocuparam a fazenda Ponta de Gramame, área improdutiva com aproximadamente 164 hectares, situada no município de João Pessoa. Logo após a ocupação, as famílias reivindicaram a desapropriação da área ao Incra. Semanalmente, as 36 famílias de agricultores que ainda vivem na Fazenda Ponta de Gramame levam seus produtos à feira agroecológica na Universidade Federal da Paraíba e às feiras livres dos bairros da Valentina e Geisel, em João Pessoa – PB. A forma de organização comunitária é a associação, devidamente registrada, que conta com atividades semanais, além da participação das atividades do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, seminários, cursos, intercâmbios com outros agricultores, movimentos sociais, pesquisadores e extensionistas da UFPB, assim como, comercializam seus produtos nas seguintes feiras: Universidade Federal da Paraíba, Valentina de Figueredo, Geisel e Grotão, atingindo uma marca semanal de 8.000 KG de produtos. A maioria das investigações e pesquisas em Etnomatemática têm se preocupado em demonstrar que existem várias e diferenciadas formas de se fazer matemática, e que estas são baseadas em contexto culturais próprios, sendo, dessa maneira, diferentes da matemática dominante, padronizada, acadêmica e institucionalizada. Com base no que foi exposto anteriormente, formulou-se a seguinte questão problemática visando nortear o estudo: Quaisos conhecimentos matemáticos são utilizados pelos agricultores da comunidade Ponta de Gramame para produção de hortifrutis? O que justifica o papel central das ideias matemáticas em todas as civilizações é o fato de elas fornecerem os instrumentos intelectuais para lidar com situações novas e definir estratégias de ação. O estudo em questão utilizará a abordagem exploratório-descritiva. Além disso, a presente pesquisa possui natureza qualitativa. A unidade de análise objeto deste estudo será a Comunidade Ponta de Gramame, localizada na Zona da Mata, no município de João Pessoa – PB.

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