INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DO CULTIVO DE HORTIFRUTIS NA COMUNIDADE PONTA DE GRAMAME
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9798 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 371 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DO CULTIVO DE HORTIFRUTIS NA COMUNIDADE PONTA DE GRAMAME" "resumo" => "No presente estudo, analisa-se o saber matemático utilizado por um grupo de agricultores que vivem na comunidade denominada por Ponta de Gramame (região da zona da mata sul), na cidade de João Pessoa – PB, no que diz respeito às atividades cotidianas associadas a produção de hortifrutis. Em 02 de fevereiro de 1999 cerca de 60 famílias ocuparam a fazenda Ponta de Gramame, área improdutiva com aproximadamente 164 hectares, situada no município de João Pessoa. Logo após a ocupação, as famílias reivindicaram a desapropriação da área ao Incra. Semanalmente, as 36 famílias de agricultores que ainda vivem na Fazenda Ponta de Gramame levam seus produtos à feira agroecológica na Universidade Federal da Paraíba e às feiras livres dos bairros da Valentina e Geisel, em João Pessoa – PB. A forma de organização comunitária é a associação, devidamente registrada, que conta com atividades semanais, além da participação das atividades do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, seminários, cursos, intercâmbios com outros agricultores, movimentos sociais, pesquisadores e extensionistas da UFPB, assim como, comercializam seus produtos nas seguintes feiras: Universidade Federal da Paraíba, Valentina de Figueredo, Geisel e Grotão, atingindo uma marca semanal de 8.000 KG de produtos. A maioria das investigações e pesquisas em Etnomatemática têm se preocupado em demonstrar que existem várias e diferenciadas formas de se fazer matemática, e que estas são baseadas em contexto culturais próprios, sendo, dessa maneira, diferentes da matemática dominante, padronizada, acadêmica e institucionalizada. Com base no que foi exposto anteriormente, formulou-se a seguinte questão problemática visando nortear o estudo: Quaisos conhecimentos matemáticos são utilizados pelos agricultores da comunidade Ponta de Gramame para produção de hortifrutis? O que justifica o papel central das ideias matemáticas em todas as civilizações é o fato de elas fornecerem os instrumentos intelectuais para lidar com situações novas e definir estratégias de ação. O estudo em questão utilizará a abordagem exploratório-descritiva. Além disso, a presente pesquisa possui natureza qualitativa. A unidade de análise objeto deste estudo será a Comunidade Ponta de Gramame, localizada na Zona da Mata, no município de João Pessoa – PB." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, PONTA DE GRAMAME" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_18_21_46_idinscrito_1223_ad17ec5d852851ec99fa440c2b2987c9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELSO GOMES FERREIRA NETO" "autor_nome_curto" => "CELSO NETO" "autor_email" => "celso3875@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9798 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 371 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DO CULTIVO DE HORTIFRUTIS NA COMUNIDADE PONTA DE GRAMAME" "resumo" => "No presente estudo, analisa-se o saber matemático utilizado por um grupo de agricultores que vivem na comunidade denominada por Ponta de Gramame (região da zona da mata sul), na cidade de João Pessoa – PB, no que diz respeito às atividades cotidianas associadas a produção de hortifrutis. Em 02 de fevereiro de 1999 cerca de 60 famílias ocuparam a fazenda Ponta de Gramame, área improdutiva com aproximadamente 164 hectares, situada no município de João Pessoa. Logo após a ocupação, as famílias reivindicaram a desapropriação da área ao Incra. Semanalmente, as 36 famílias de agricultores que ainda vivem na Fazenda Ponta de Gramame levam seus produtos à feira agroecológica na Universidade Federal da Paraíba e às feiras livres dos bairros da Valentina e Geisel, em João Pessoa – PB. A forma de organização comunitária é a associação, devidamente registrada, que conta com atividades semanais, além da participação das atividades do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, seminários, cursos, intercâmbios com outros agricultores, movimentos sociais, pesquisadores e extensionistas da UFPB, assim como, comercializam seus produtos nas seguintes feiras: Universidade Federal da Paraíba, Valentina de Figueredo, Geisel e Grotão, atingindo uma marca semanal de 8.000 KG de produtos. A maioria das investigações e pesquisas em Etnomatemática têm se preocupado em demonstrar que existem várias e diferenciadas formas de se fazer matemática, e que estas são baseadas em contexto culturais próprios, sendo, dessa maneira, diferentes da matemática dominante, padronizada, acadêmica e institucionalizada. Com base no que foi exposto anteriormente, formulou-se a seguinte questão problemática visando nortear o estudo: Quaisos conhecimentos matemáticos são utilizados pelos agricultores da comunidade Ponta de Gramame para produção de hortifrutis? O que justifica o papel central das ideias matemáticas em todas as civilizações é o fato de elas fornecerem os instrumentos intelectuais para lidar com situações novas e definir estratégias de ação. O estudo em questão utilizará a abordagem exploratório-descritiva. Além disso, a presente pesquisa possui natureza qualitativa. A unidade de análise objeto deste estudo será a Comunidade Ponta de Gramame, localizada na Zona da Mata, no município de João Pessoa – PB." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, PONTA DE GRAMAME" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_18_21_46_idinscrito_1223_ad17ec5d852851ec99fa440c2b2987c9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELSO GOMES FERREIRA NETO" "autor_nome_curto" => "CELSO NETO" "autor_email" => "celso3875@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }