IntroduçãoA degradação ambiental é um problema que afeta todo o mundo, é necessário receber séria atenção. Desta forma, foi observada a necessidade de trabalhar este tema com alunos, residentes do bairro Malvinas em Campina Grande – PB. Este bairro surgiu com a invasão de casas da CEHAP. Mais importante, é trabalhar este conteúdo relacionado à ecologia partindo da realidade de contexto em que vivem os estudantes.ObjetivosAbordar o tema desequilíbrio ambiental e produzir um documentário que busca resgatar a história ambiental, o estado atual e os problemas ambientais do bairro em que residem os estudantes.MetodologiaA atividade foi desenvolvida na E. E. E. F. M. Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiróz, Malvinas, Campina Grande – PB, com alunos do terceiro ano médio. O plano de ação foi apresentado, expondo o planejamento, cronograma, e introdução sobre a temática.Foi aplicado um questionário sobre o tema para 24 alunos, para sondar o nível de conhecimento em relação a problemática. Em seguida, foi realizada uma explanação do conteúdo com auxilio de slides e vídeos (poluição no açude de Bodocongó em Cg, RIACHO DAS PIABAS uma história de poluição Campina Grande PB. Fonte:YouTube). Os vídeos abordavam casos de poluição de Campina Grande, no açude de Bodocongó e no riacho das piabas. Em uma segunda ação foi realizado um passeio em torno da escola, foram retiradas fotografias de situações de desequilíbrio ambiental. Foi realizada uma explanação sobre os riscos ambientais presentes.Após a realização do passeio, um questionário, em forma de entrevista,foi repassado aos estudantes para que os mesmos entrevistassem alguns moradores do bairro, as respostas foram comparadas, o assunto debatido e foi recordado em aula a história do bairro.ResultadosCom o desenvolvimento destas atividades foi possível notar que os estudantes apresentam conhecimento sobre os problemas ambientas de seu bairro, assim, puderam participar de forma ativa das discussões relacionadas a problemas ambientais. Foi de fundamental importância estimular os estudantes a conhecer a história ambiental de seu bairro. Muitos se interessaram em fazer as fotografias e aplicar os questionários. Os resultados serão utilizados para a construção de um documentário, que será construído a partir da realidade de contexto dos estudantes, o que é de importante para o aprendizado.Nos locais que visitamos, identificamos restos de materiais de construção, terrenos baldios com lixo orgânico e resíduos sólidos, esgoto com larvas de Díptera e uma parte do canal a céu aberto. Das respostas adquiridas com as entrevistas identificamos alguns problemas enfrentados e opiniões que os residentes têm sobre os problemas ambientais, as respostas foram discutidas e debatidas em sala de aula.ConclusãoTrabalhar educação ambiental com os estudantes é de fundamental importância.Os jovens possuem conhecimento prévio que proporciona interesse e compreensão sobre o tema.O fato de trabalhar com a realidade do entorno, faz com que os estudantes se familiarizem com o conteúdo. Desta forma, esta prática pode ser repetida em outras atividades.