Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO PEDAGÓGICO DO FILME “O PRESENTE” EM SALA DE AULA COMO FOMENTO À PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS ALUNOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FILME, MÍDIAS Comunicação Oral (CO) O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10056
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 530
    "inscrito_id" => 1418
    "titulo" => "O USO PEDAGÓGICO DO FILME “O PRESENTE” EM SALA DE AULA COMO FOMENTO À PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS ALUNOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO"
    "resumo" => "Este artigo é referente ao relato de experiência da aplicação da metodologia de uso de vídeo com base no campo de estudo da Educomunicação nas salas de 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular na cidade de Fortaleza, Ceará. É perceptível que passamos por mudanças na educação formal. A escola procura encontrar um ponto de equilíbrio entre a grade curricular (que se volta para o que aconteceu no passado) e a inserção das novas tecnologias (que traz a atualidade como caráter) em sala de aula. O projeto intitulado “Vida em Ação” objetivou inserir a prática de diálogo em sala de aula, sensibilizar os alunos acerca da percepção de si mesmos como agentes de transformação pessoal e social por meio do filme “O presente” (The Ultimate Gift). A atividade teve como base a distribuição dos alunos, organizados em grupos, apresentando em forma de seminário os doze presentes que Jason, o playboy, recebeu de seu avô como herança. Como produto do diálogo realizado em sala entre os alunos, percebemos que a interação se fez presente, trazendo à sala ações participativas, de modo a envolver o ambiente escolar e a família, uma vez que esta se fez presente durante o processo criativo das apresentações. Além disso, tivemos apresentações que mostraram os posicionamentos bem definidos por parte de cada participante. Por fim, os objetivos foram superados e podemos perceber que atividades como esta, que envolvem as mídias, trazem discussões para a sala de aula que os livros didáticos não conseguem proporcionar. Experiências como esta provam que a escola em parceria com as novas tecnologias pode ser um campo fértil de ações transdisciplinares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FILME, MÍDIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_23_21_42_idinscrito_1418_96971364db62d5172e5f297625acdfeb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA FONTENELE MAGALHÃES MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA MUNIZ"
    "autor_email" => "marilia_munizz@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10056
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 530
    "inscrito_id" => 1418
    "titulo" => "O USO PEDAGÓGICO DO FILME “O PRESENTE” EM SALA DE AULA COMO FOMENTO À PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS ALUNOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO"
    "resumo" => "Este artigo é referente ao relato de experiência da aplicação da metodologia de uso de vídeo com base no campo de estudo da Educomunicação nas salas de 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular na cidade de Fortaleza, Ceará. É perceptível que passamos por mudanças na educação formal. A escola procura encontrar um ponto de equilíbrio entre a grade curricular (que se volta para o que aconteceu no passado) e a inserção das novas tecnologias (que traz a atualidade como caráter) em sala de aula. O projeto intitulado “Vida em Ação” objetivou inserir a prática de diálogo em sala de aula, sensibilizar os alunos acerca da percepção de si mesmos como agentes de transformação pessoal e social por meio do filme “O presente” (The Ultimate Gift). A atividade teve como base a distribuição dos alunos, organizados em grupos, apresentando em forma de seminário os doze presentes que Jason, o playboy, recebeu de seu avô como herança. Como produto do diálogo realizado em sala entre os alunos, percebemos que a interação se fez presente, trazendo à sala ações participativas, de modo a envolver o ambiente escolar e a família, uma vez que esta se fez presente durante o processo criativo das apresentações. Além disso, tivemos apresentações que mostraram os posicionamentos bem definidos por parte de cada participante. Por fim, os objetivos foram superados e podemos perceber que atividades como esta, que envolvem as mídias, trazem discussões para a sala de aula que os livros didáticos não conseguem proporcionar. Experiências como esta provam que a escola em parceria com as novas tecnologias pode ser um campo fértil de ações transdisciplinares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FILME, MÍDIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_23_21_42_idinscrito_1418_96971364db62d5172e5f297625acdfeb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA FONTENELE MAGALHÃES MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA MUNIZ"
    "autor_email" => "marilia_munizz@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo é referente ao relato de experiência da aplicação da metodologia de uso de vídeo com base no campo de estudo da Educomunicação nas salas de 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular na cidade de Fortaleza, Ceará. É perceptível que passamos por mudanças na educação formal. A escola procura encontrar um ponto de equilíbrio entre a grade curricular (que se volta para o que aconteceu no passado) e a inserção das novas tecnologias (que traz a atualidade como caráter) em sala de aula. O projeto intitulado “Vida em Ação” objetivou inserir a prática de diálogo em sala de aula, sensibilizar os alunos acerca da percepção de si mesmos como agentes de transformação pessoal e social por meio do filme “O presente” (The Ultimate Gift). A atividade teve como base a distribuição dos alunos, organizados em grupos, apresentando em forma de seminário os doze presentes que Jason, o playboy, recebeu de seu avô como herança. Como produto do diálogo realizado em sala entre os alunos, percebemos que a interação se fez presente, trazendo à sala ações participativas, de modo a envolver o ambiente escolar e a família, uma vez que esta se fez presente durante o processo criativo das apresentações. Além disso, tivemos apresentações que mostraram os posicionamentos bem definidos por parte de cada participante. Por fim, os objetivos foram superados e podemos perceber que atividades como esta, que envolvem as mídias, trazem discussões para a sala de aula que os livros didáticos não conseguem proporcionar. Experiências como esta provam que a escola em parceria com as novas tecnologias pode ser um campo fértil de ações transdisciplinares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.