Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: ANÁLISE DA PRÁTICA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, QUÍMICA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9759
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 772
    "inscrito_id" => 1187
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: ANÁLISE DA PRÁTICA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "O ensino de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) enfrenta grandes dificuldades ocasionadas pela combinação da complexidade dos assuntos, atrelado a falta de pré-requisito por parte dos alunos ou, ainda, pela prática docente ser distante da ideal. Muitas vezes, a difusão do conhecimento ainda é feita de forma tradicional em que os alunos são meros expectadores e os conteúdos são ministrados de forma desvinculada do cotidiano com conceitos e fórmulas prontas para serem decorados e escassos de interdisciplinaridade. O aprendizado em Ciências da Natureza exige o comprometimento com a cidadania, com a ética e com a mudança na postura do professor em relação à sua prática didático-pedagógica, que deve ser voltada para o ensino ligado diretamente ao cotidiano do estudante, abordando a essência de cada aula de maneira simples para encorajar o aluno. Este estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica de professores de escolas públicas do município de Caturité-PB. Para realização deste estudo, utilizou-se a observação participante como forma de vivenciar os diferentes ambientes pedagógicos, de interagir com os sujeitos da educação, visando ensinar e aprender com eles, e como principal instrumento de obtenção de dados. Verificou-se que a prática pedagógica utilizada pelos professores envolvidos no estudo precisa ser revista e melhorada no sentido de promover um ensino voltado para o contexto social dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_22_39_15_idinscrito_1187_6db953371b72298b0456e88b411d1973.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DUARTE"
    "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9759
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 772
    "inscrito_id" => 1187
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: ANÁLISE DA PRÁTICA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "O ensino de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) enfrenta grandes dificuldades ocasionadas pela combinação da complexidade dos assuntos, atrelado a falta de pré-requisito por parte dos alunos ou, ainda, pela prática docente ser distante da ideal. Muitas vezes, a difusão do conhecimento ainda é feita de forma tradicional em que os alunos são meros expectadores e os conteúdos são ministrados de forma desvinculada do cotidiano com conceitos e fórmulas prontas para serem decorados e escassos de interdisciplinaridade. O aprendizado em Ciências da Natureza exige o comprometimento com a cidadania, com a ética e com a mudança na postura do professor em relação à sua prática didático-pedagógica, que deve ser voltada para o ensino ligado diretamente ao cotidiano do estudante, abordando a essência de cada aula de maneira simples para encorajar o aluno. Este estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica de professores de escolas públicas do município de Caturité-PB. Para realização deste estudo, utilizou-se a observação participante como forma de vivenciar os diferentes ambientes pedagógicos, de interagir com os sujeitos da educação, visando ensinar e aprender com eles, e como principal instrumento de obtenção de dados. Verificou-se que a prática pedagógica utilizada pelos professores envolvidos no estudo precisa ser revista e melhorada no sentido de promover um ensino voltado para o contexto social dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_22_39_15_idinscrito_1187_6db953371b72298b0456e88b411d1973.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DUARTE"
    "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O ensino de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) enfrenta grandes dificuldades ocasionadas pela combinação da complexidade dos assuntos, atrelado a falta de pré-requisito por parte dos alunos ou, ainda, pela prática docente ser distante da ideal. Muitas vezes, a difusão do conhecimento ainda é feita de forma tradicional em que os alunos são meros expectadores e os conteúdos são ministrados de forma desvinculada do cotidiano com conceitos e fórmulas prontas para serem decorados e escassos de interdisciplinaridade. O aprendizado em Ciências da Natureza exige o comprometimento com a cidadania, com a ética e com a mudança na postura do professor em relação à sua prática didático-pedagógica, que deve ser voltada para o ensino ligado diretamente ao cotidiano do estudante, abordando a essência de cada aula de maneira simples para encorajar o aluno. Este estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica de professores de escolas públicas do município de Caturité-PB. Para realização deste estudo, utilizou-se a observação participante como forma de vivenciar os diferentes ambientes pedagógicos, de interagir com os sujeitos da educação, visando ensinar e aprender com eles, e como principal instrumento de obtenção de dados. Verificou-se que a prática pedagógica utilizada pelos professores envolvidos no estudo precisa ser revista e melhorada no sentido de promover um ensino voltado para o contexto social dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.