Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: PESQUISA BIOGRÁFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO MUSICAL Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9884
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 152
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este estudo faz parte do projeto de dissertação do Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem por objetivo refletir sobre as narrativas de formação de licenciandos em música, assim como conhecer os significados da construção da identidade profissional docente. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como revisão de literatura. Apresenta-se um breve panorama histórico sobre a pesquisa biográfica como abordagem de investigação e como recurso de formação docente através de narrativas de formação e histórias de vida.  Fez-se um levantamento e fichamentos dos estudos e pesquisas nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical do período de 2004 a 2014. Com os resultados deste estudo pode-se obter um panorama do cenário da pesquisa em Educação Musical e os temas que são tendências e as temáticas que necessitam de maior investigação. Além disso, acreditamos que este panorama de pesquisas desenvolvidas podem contribuir com as discussões sobre a formação de professores de música e a atuação profissional desses professores na Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "PESQUISA BIOGRÁFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO MUSICAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_00_33_48_idinscrito_152_17feff589dddd2654bc62f8038ae4769.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLENE DE ARAÚJO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "GISLENE ALVES"
    "autor_email" => "gislene.araujo@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9884
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 152
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este estudo faz parte do projeto de dissertação do Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem por objetivo refletir sobre as narrativas de formação de licenciandos em música, assim como conhecer os significados da construção da identidade profissional docente. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como revisão de literatura. Apresenta-se um breve panorama histórico sobre a pesquisa biográfica como abordagem de investigação e como recurso de formação docente através de narrativas de formação e histórias de vida.  Fez-se um levantamento e fichamentos dos estudos e pesquisas nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical do período de 2004 a 2014. Com os resultados deste estudo pode-se obter um panorama do cenário da pesquisa em Educação Musical e os temas que são tendências e as temáticas que necessitam de maior investigação. Além disso, acreditamos que este panorama de pesquisas desenvolvidas podem contribuir com as discussões sobre a formação de professores de música e a atuação profissional desses professores na Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "PESQUISA BIOGRÁFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO MUSICAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_00_33_48_idinscrito_152_17feff589dddd2654bc62f8038ae4769.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLENE DE ARAÚJO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "GISLENE ALVES"
    "autor_email" => "gislene.araujo@ifrn.edu.b"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Este estudo faz parte do projeto de dissertação do Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem por objetivo refletir sobre as narrativas de formação de licenciandos em música, assim como conhecer os significados da construção da identidade profissional docente. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como revisão de literatura. Apresenta-se um breve panorama histórico sobre a pesquisa biográfica como abordagem de investigação e como recurso de formação docente através de narrativas de formação e histórias de vida. Fez-se um levantamento e fichamentos dos estudos e pesquisas nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical do período de 2004 a 2014. Com os resultados deste estudo pode-se obter um panorama do cenário da pesquisa em Educação Musical e os temas que são tendências e as temáticas que necessitam de maior investigação. Além disso, acreditamos que este panorama de pesquisas desenvolvidas podem contribuir com as discussões sobre a formação de professores de música e a atuação profissional desses professores na Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.