Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPERCUSSÃO DO SER BOLSISTA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97697
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4056
    "inscrito_id" => 17422
    "titulo" => "REPERCUSSÃO DO SER BOLSISTA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Neste relato, apresento as repercussões causadas na minha formação docente pelas experiências proporcionadas como bolsista do programa PGRAD/LABINFRA. Atualmente, sou graduando no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e noto, de maneira perceptível, a diferença entre ser e não ser bolsista no processo formativo. Primeiramente, não ser bolsista não me proporcionaria uma aprendizagem além da matriz curricular, do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A Faculdade de Matemática do Campus Universitário de Castanhal (FACMAT/CUNCAST) tem como objetivo formar o professor como agente transformador e provocador de mudanças. Apesar da FACMAT ter desenvolvido essas habilidades significativas na minha graduação, vale ressaltar que a diferença entre ser e não ser bolsista está nas oportunidades que a atuação como bolsista oferece. Inicialmente, destaco as experiências acadêmicas, pois conheci o Laboratório Experimental de Modelagem Matemática, no qual atualmente faço parte e desenvolvo atividades que podem ser aplicadas em salas de aula para tornar os conteúdos de matemática mais atraentes aos estudantes. Além disso, ser bolsista me proporcionou produzir artigos, ministrar minicursos em eventos, além de apresentar os meus artigos nos eventos. Proporcionou também, ser membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (GEMM/IEMCI), do qual obtenho experiências de ensino na Educação Matemática. Portanto, enfatizo que ser bolsista tem gerado repercussões em minha formação docente, destaco aqui ambientes que me provocam como professor pesquisador na minha futura prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17422_TB4056_04102023233822.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVID GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DAVID SOARES"
    "autor_email" => "davidgsoares2050@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97697
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4056
    "inscrito_id" => 17422
    "titulo" => "REPERCUSSÃO DO SER BOLSISTA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Neste relato, apresento as repercussões causadas na minha formação docente pelas experiências proporcionadas como bolsista do programa PGRAD/LABINFRA. Atualmente, sou graduando no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e noto, de maneira perceptível, a diferença entre ser e não ser bolsista no processo formativo. Primeiramente, não ser bolsista não me proporcionaria uma aprendizagem além da matriz curricular, do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A Faculdade de Matemática do Campus Universitário de Castanhal (FACMAT/CUNCAST) tem como objetivo formar o professor como agente transformador e provocador de mudanças. Apesar da FACMAT ter desenvolvido essas habilidades significativas na minha graduação, vale ressaltar que a diferença entre ser e não ser bolsista está nas oportunidades que a atuação como bolsista oferece. Inicialmente, destaco as experiências acadêmicas, pois conheci o Laboratório Experimental de Modelagem Matemática, no qual atualmente faço parte e desenvolvo atividades que podem ser aplicadas em salas de aula para tornar os conteúdos de matemática mais atraentes aos estudantes. Além disso, ser bolsista me proporcionou produzir artigos, ministrar minicursos em eventos, além de apresentar os meus artigos nos eventos. Proporcionou também, ser membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (GEMM/IEMCI), do qual obtenho experiências de ensino na Educação Matemática. Portanto, enfatizo que ser bolsista tem gerado repercussões em minha formação docente, destaco aqui ambientes que me provocam como professor pesquisador na minha futura prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17422_TB4056_04102023233822.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVID GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DAVID SOARES"
    "autor_email" => "davidgsoares2050@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste relato, apresento as repercussões causadas na minha formação docente pelas experiências proporcionadas como bolsista do programa PGRAD/LABINFRA. Atualmente, sou graduando no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e noto, de maneira perceptível, a diferença entre ser e não ser bolsista no processo formativo. Primeiramente, não ser bolsista não me proporcionaria uma aprendizagem além da matriz curricular, do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A Faculdade de Matemática do Campus Universitário de Castanhal (FACMAT/CUNCAST) tem como objetivo formar o professor como agente transformador e provocador de mudanças. Apesar da FACMAT ter desenvolvido essas habilidades significativas na minha graduação, vale ressaltar que a diferença entre ser e não ser bolsista está nas oportunidades que a atuação como bolsista oferece. Inicialmente, destaco as experiências acadêmicas, pois conheci o Laboratório Experimental de Modelagem Matemática, no qual atualmente faço parte e desenvolvo atividades que podem ser aplicadas em salas de aula para tornar os conteúdos de matemática mais atraentes aos estudantes. Além disso, ser bolsista me proporcionou produzir artigos, ministrar minicursos em eventos, além de apresentar os meus artigos nos eventos. Proporcionou também, ser membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (GEMM/IEMCI), do qual obtenho experiências de ensino na Educação Matemática. Portanto, enfatizo que ser bolsista tem gerado repercussões em minha formação docente, destaco aqui ambientes que me provocam como professor pesquisador na minha futura prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.