O presente trabalho, denominado a importância dos jogos e brincadeira na educação infantil durante a Pandemia do covid-19 tem como objetivo analisar a importância destas atividades para o desenvolvimento sócio- cognitivo da criança. Visto que, é nestes momentos que elas começam a adquirir conhecimentos necessários para seu processo de amadurecimento, desta forma são durante estas vivências que elas começam a reconhecer o mundo ao seu redor de forma lúdica e prazerosa. Explicaremos de maneira suscita os impactos causados nelas durante o período pandêmico no qual foi uma fase em que muitas delas ficaram aprisionadas em um único ambiente cujo não oportuniza o momento do contato físico para com outra da sua idade e consequentemente não poderiam colocar em prática a hora dos jogos e das brincadeiras que são totalmente enriquecedores nesta fase para a criança ter a oportunidade de ampliar seu leque de conhecimento através dos ensinamentos transmitido ao logo dessas atividades. Por meio disto, esta pesquisa tem como finalidade analisar a importância de se trabalhar estes jogos e brincadeira na educação infantil, pois se trabalhadas pedagogicamente elas se tornam um ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem do aluno além de desenvolver aspectos cognitivos deles no qual passaram um longo período pandêmico isolado socialmente devido a pandemia do covid-19 Para isso, tomamos como subsídio para a construção desta pesquisa vários estudiosos que abordam a questão da importância do brincar em sala de aula configurando em uma pesquisa de revisão bibliográfica. A partir de artigos sobre a temática, visto que, apesar das inúmeras discussões referentes ao assunto, ainda há muito a se fazer para que possamos proporcionar a este público um bom ensino-aprendizagem. Após as diversas leituras, obtivemos como possível resultado, a importância que se deve ter em trabalhar-se brincadeira e jogos na educação infantil, uma vez que, se bem trabalhadas, podem se tornar ferramentas pedagógicas de total relevância para os educadores além de propiciar momentos no quais a criança seja protagonista do processo. Por fim, acreditamos que esta pesquisa traz boas contribuições para que possamos refletir sobre o papel do professor na atual educação brasileira, buscando ressignificar e melhorar nosso trabalho para as futuras gerações.