O objetivo deste trabalho é propor uma cartilha como recurso didático complementar para o ensino de mutações cromossômicas para o Ensino Médio. A Citogenética compreende um dos principais subtemas da Biologia, sendo o seu estudo importante, para a compreensão sobre o desenvolvimento dos organismos. Apesar do material genético possuir várias combinações de teor positivo, pode haver alterações genéticas negativas. No contexto educacional, as mutações não são vistas como um assunto de grande relevância na grade curricular, sendo importante o desenvolvimento de propostas que possam colaborar em maiores discussões em sala de aula, principalmente, considerando as anomalias e outras alterações genéticas e ainda, e os estudos na contemporaneidade. Alguns recursos didáticos como uma cartilha educacional pode se apresentar como um recurso significativo de ensino e aprendizagem em sala de aula, vez que os estudante podem desenvolver o hábito de leitura e refletirem sobre o papel da genética na Biologia. Inicialmente, buscou-se os conteúdos sobre mutações cromossômicas numéricas e cromossômicas estruturais, com exemplos de síndromes presentes, que representam assuntos do currículo formal de ensino. Para a confecção da cartilha, foi utilizada a ferramenta Canva para o layout, com a presença de imagens, Qr Code, espaço para rascunho e questões para revisão com impressão em folha A4. Espera-se que ao utilizar a cartilha nas aulas de biologia o aluno possa participar ativamente do processo de aprendizagem e criar expectativas que o instigue a buscar novos conhecimentos. A cartilha é um recurso interessante quando aliados à prática docente, pois contém elementos textuais e imagéticos, e atuam como norteadores da aprendizagem, estimulando habilidades de leitura e interpretação dos estudantes.