Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIBERDADE DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E DE IDENTIDADE DE GÊNERO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO ACERCA DO PAPEL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO COMO ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO, RESPEITO E DE ACEITAÇÃO DA PRÓPRIA IDENTIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97367
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3613
    "inscrito_id" => 3168
    "titulo" => "LIBERDADE DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E DE IDENTIDADE DE GÊNERO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO ACERCA DO PAPEL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO COMO ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO, RESPEITO E DE ACEITAÇÃO DA PRÓPRIA IDENTIDADE"
    "resumo" => "O trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada no IFRN, que confirma a hipótese, segundo a qual, em ambientes escolares onde são fomentados o acolhimento e o respeito à liberdade de orientação sexual e de identidade de gênero, os adolescentes adquirem maior autoestima, de modo a desenvolverem saudavelmente outras dimensões de suas vidas, como a intelectual e a afetiva. Os preconceitos contra a orientação sexual e identidade de gênero LGBTQIA+, são as principais causas de baixa autoestima e, por conseguinte, de adoecimento mental nos adolescentes em sua vida escolar. Nesse sentido, o principal desafio para as escolas tem sido o de fomentar o respeito à diversidade, em vista de acabar com o sofrimento gerado na vida de muitos adolescentes. Por meio de uma reflexão crítica que seja capaz de desconstruir preconceitos, os quais marginalizam e causam sofrimento psicológico à vida de tantas pessoas, a escola deve ser o local onde se busca exercitar e cultivar o sentido ético mais profundo do respeito à humanidade de cada pessoa, por meio de uma educação para o respeito às diferenças, abrindo-se, desse modo, ao acolhimento de subjetividades que estão por vias de (trans)formação. A análise dos resultados desta pesquisa, cujo público-alvo foram estudantes dos Cursos Integrados do Ensino Médio do IFRN, nos leva a defender a necessidade de que as escolas sejam, efetivamente, espaços de acolhimento e de respeito às diferenças de orientação sexual e de identidade de gênero, na medida em que elas, a despeito de todo o preconceito que ainda persiste como um mal a ser definitivamente combatido pela educação, podem, e devem, ser consideradas espaços de liberdade, de formação para a humanidade e cidadania e, ao mesmo tempo, refúgios institucionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3168_TB3613_10112023114801.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "alexandre.medeiros@ifrn.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97367
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3613
    "inscrito_id" => 3168
    "titulo" => "LIBERDADE DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E DE IDENTIDADE DE GÊNERO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESTUDO ACERCA DO PAPEL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO COMO ESPAÇOS DE ACOLHIMENTO, RESPEITO E DE ACEITAÇÃO DA PRÓPRIA IDENTIDADE"
    "resumo" => "O trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada no IFRN, que confirma a hipótese, segundo a qual, em ambientes escolares onde são fomentados o acolhimento e o respeito à liberdade de orientação sexual e de identidade de gênero, os adolescentes adquirem maior autoestima, de modo a desenvolverem saudavelmente outras dimensões de suas vidas, como a intelectual e a afetiva. Os preconceitos contra a orientação sexual e identidade de gênero LGBTQIA+, são as principais causas de baixa autoestima e, por conseguinte, de adoecimento mental nos adolescentes em sua vida escolar. Nesse sentido, o principal desafio para as escolas tem sido o de fomentar o respeito à diversidade, em vista de acabar com o sofrimento gerado na vida de muitos adolescentes. Por meio de uma reflexão crítica que seja capaz de desconstruir preconceitos, os quais marginalizam e causam sofrimento psicológico à vida de tantas pessoas, a escola deve ser o local onde se busca exercitar e cultivar o sentido ético mais profundo do respeito à humanidade de cada pessoa, por meio de uma educação para o respeito às diferenças, abrindo-se, desse modo, ao acolhimento de subjetividades que estão por vias de (trans)formação. A análise dos resultados desta pesquisa, cujo público-alvo foram estudantes dos Cursos Integrados do Ensino Médio do IFRN, nos leva a defender a necessidade de que as escolas sejam, efetivamente, espaços de acolhimento e de respeito às diferenças de orientação sexual e de identidade de gênero, na medida em que elas, a despeito de todo o preconceito que ainda persiste como um mal a ser definitivamente combatido pela educação, podem, e devem, ser consideradas espaços de liberdade, de formação para a humanidade e cidadania e, ao mesmo tempo, refúgios institucionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3168_TB3613_10112023114801.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "alexandre.medeiros@ifrn.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada no IFRN, que confirma a hipótese, segundo a qual, em ambientes escolares onde são fomentados o acolhimento e o respeito à liberdade de orientação sexual e de identidade de gênero, os adolescentes adquirem maior autoestima, de modo a desenvolverem saudavelmente outras dimensões de suas vidas, como a intelectual e a afetiva. Os preconceitos contra a orientação sexual e identidade de gênero LGBTQIA+, são as principais causas de baixa autoestima e, por conseguinte, de adoecimento mental nos adolescentes em sua vida escolar. Nesse sentido, o principal desafio para as escolas tem sido o de fomentar o respeito à diversidade, em vista de acabar com o sofrimento gerado na vida de muitos adolescentes. Por meio de uma reflexão crítica que seja capaz de desconstruir preconceitos, os quais marginalizam e causam sofrimento psicológico à vida de tantas pessoas, a escola deve ser o local onde se busca exercitar e cultivar o sentido ético mais profundo do respeito à humanidade de cada pessoa, por meio de uma educação para o respeito às diferenças, abrindo-se, desse modo, ao acolhimento de subjetividades que estão por vias de (trans)formação. A análise dos resultados desta pesquisa, cujo público-alvo foram estudantes dos Cursos Integrados do Ensino Médio do IFRN, nos leva a defender a necessidade de que as escolas sejam, efetivamente, espaços de acolhimento e de respeito às diferenças de orientação sexual e de identidade de gênero, na medida em que elas, a despeito de todo o preconceito que ainda persiste como um mal a ser definitivamente combatido pela educação, podem, e devem, ser consideradas espaços de liberdade, de formação para a humanidade e cidadania e, ao mesmo tempo, refúgios institucionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.