Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98673
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5307
    "inscrito_id" => 12069
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os biomas brasileiros são áreas de terras com características naturais específicas que abrigam uma variedade impressionante de vida vegetal e animal. O nosso país possui seis principais biomas: a Amazônia, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa. Cada bioma possui sua diversidade de espécies, adaptadas às condições climáticas, geográficas e de solo únicas. Esses biomas desempenham papéis essenciais na regulação do clima, conservação da biodiversidade e provisão de recursos naturais, destacando a importância de sua preservação e manejo sustentável. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a aplicação de uma sequência didática sobre os "Biomas Brasileiros" para turmas do Ensino Médio de um colégio parceiro da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas(CODAI). Tal sequência teve a meta de trazer elementos que permitam os alunos identificar e diferenciar os diferentes biomas do Brasil, com ênfase em Pernambuco. A sequência didática foi dividida em cinco momentos, com dinâmicas de grupo, leitura de mapas, construção de significados, exposição de fotos e resolução de situações problema. Os métodos de coleta de dados foram a observação participante e o diálogo com os alunos sobre o tema durante a sequência didática. Os resultados demonstraram uma integração da turma no desenvolvimento das atividades da sequência. A aplicação da sequência despertou o interesse dos estudantes pelo assunto biomas, estimulando uma participação ativa nas atividades propostas. Após a sequência, os estudantes conseguiram identificar as principais características de cada bioma, demonstrando um aprendizado significativo e uma compreensão mais aprofundada do tema. A sequência didática sobre biomas proporcionou oportunidades para que os estudantes construíssem seus conhecimentos de forma significativa, por meio das atividades propostas e da interação com o conteúdo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12069_TB5307_07102023110416.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA PEREIRA"
    "autor_email" => "camila.carmo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98673
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5307
    "inscrito_id" => 12069
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Os biomas brasileiros são áreas de terras com características naturais específicas que abrigam uma variedade impressionante de vida vegetal e animal. O nosso país possui seis principais biomas: a Amazônia, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa. Cada bioma possui sua diversidade de espécies, adaptadas às condições climáticas, geográficas e de solo únicas. Esses biomas desempenham papéis essenciais na regulação do clima, conservação da biodiversidade e provisão de recursos naturais, destacando a importância de sua preservação e manejo sustentável. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a aplicação de uma sequência didática sobre os "Biomas Brasileiros" para turmas do Ensino Médio de um colégio parceiro da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas(CODAI). Tal sequência teve a meta de trazer elementos que permitam os alunos identificar e diferenciar os diferentes biomas do Brasil, com ênfase em Pernambuco. A sequência didática foi dividida em cinco momentos, com dinâmicas de grupo, leitura de mapas, construção de significados, exposição de fotos e resolução de situações problema. Os métodos de coleta de dados foram a observação participante e o diálogo com os alunos sobre o tema durante a sequência didática. Os resultados demonstraram uma integração da turma no desenvolvimento das atividades da sequência. A aplicação da sequência despertou o interesse dos estudantes pelo assunto biomas, estimulando uma participação ativa nas atividades propostas. Após a sequência, os estudantes conseguiram identificar as principais características de cada bioma, demonstrando um aprendizado significativo e uma compreensão mais aprofundada do tema. A sequência didática sobre biomas proporcionou oportunidades para que os estudantes construíssem seus conhecimentos de forma significativa, por meio das atividades propostas e da interação com o conteúdo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12069_TB5307_07102023110416.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA PEREIRA"
    "autor_email" => "camila.carmo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os biomas brasileiros são áreas de terras com características naturais específicas que abrigam uma variedade impressionante de vida vegetal e animal. O nosso país possui seis principais biomas: a Amazônia, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa. Cada bioma possui sua diversidade de espécies, adaptadas às condições climáticas, geográficas e de solo únicas. Esses biomas desempenham papéis essenciais na regulação do clima, conservação da biodiversidade e provisão de recursos naturais, destacando a importância de sua preservação e manejo sustentável. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a aplicação de uma sequência didática sobre os "Biomas Brasileiros" para turmas do Ensino Médio de um colégio parceiro da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas(CODAI). Tal sequência teve a meta de trazer elementos que permitam os alunos identificar e diferenciar os diferentes biomas do Brasil, com ênfase em Pernambuco. A sequência didática foi dividida em cinco momentos, com dinâmicas de grupo, leitura de mapas, construção de significados, exposição de fotos e resolução de situações problema. Os métodos de coleta de dados foram a observação participante e o diálogo com os alunos sobre o tema durante a sequência didática. Os resultados demonstraram uma integração da turma no desenvolvimento das atividades da sequência. A aplicação da sequência despertou o interesse dos estudantes pelo assunto biomas, estimulando uma participação ativa nas atividades propostas. Após a sequência, os estudantes conseguiram identificar as principais características de cada bioma, demonstrando um aprendizado significativo e uma compreensão mais aprofundada do tema. A sequência didática sobre biomas proporcionou oportunidades para que os estudantes construíssem seus conhecimentos de forma significativa, por meio das atividades propostas e da interação com o conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.