SOARES, Anaildes Germano. Piquenique literário. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97980>. Acesso em: 08/11/2024 06:05
A falta de engajamento nas discussões com os estudantes relacionadas à leituras literárias foi o elemento impulsionador para a elaboração de um projeto de leitura desenvolvido nas turmas de primeiras séries do Ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo – Cajazeiras – PB, espaço em que foram degustados e compartilhados livros diversos, de períodos literários também diversos, buscando promover aos estudantes a educação da sensibilidade para a liberdade de práticas de leituras que acolhessem diferentes visões diante de uma obra literária, abrindo espaço para a construção de novas aprendizagens de ideias e ações que permitissem ampliar conhecimentos, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Nesse contexto, o objetivo desse Relato de Experiência (DALTRO; FARIA, 2019) é relatar essa prática pedagógica desenvolvida na instituição supracitada no ano letivo de 2022. O percurso metodológico envolveu as seguintes etapas: Oferta do Cardápio; Apresentação de diversos gêneros textuais; Sorteio das obras para cada equipe; Leitura de livros de literatura tradicional e contemporânea; Conhecer a Biografia dos autores lidos; Organização e distribuição de equipes; Escolha prévia de um local arborizado no entorno da escola para o piquenique; Organização dos gêneros alimentícios a serem disponibilizados no decorrer do piquenique distribuídos pelos estudantes; Realização do piquenique literário: socialização das leituras; Lanches acompanhados de música. Agregado a isso, a ideia do Piquenique literário veio fortalecer o envolvimento das turmas não só com a exposição das obras escolhidas e lidas, como também da preparação para o momento de socialização das leituras e das guloseimas.