Este trabalho foi elaborado no âmbito dos estudos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e realizado na cidade de Campina Grande na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. Tivemos como principal objetivo refletir sobre a importância de inserir novas estratégias pedagógicas para desenvolver os conteúdos de biologia e analisar as implicações dessa inserção no processo de ensino e aprendizagem. Segundo Giani (2010) a utilização de atividades experimentais como estratégia de ensino para compreensão dos conceitos em ciência é um assunto bem discutido, pois é fundamental para a compreensão e construção do saber científico. De acordo com Mello (2010) a importância da atividade prática é inquestionável no ensino devendo ter um lugar central na educação. Neste sentido ao observar as aulas ministradas pela professora de Biologia numa escola pública estadual abordando os conteúdos sobre os carboidratos, os lipídios e as proteínas, surgiu a ideia de desenvolver esses temas através da realização de experimentos, visto que os alunos podem através dessa estratégia pedagógica observar fenômenos existentes no seu cotidiano, levantar questionamentos e construir hipóteses desenvolvendo, assim um aprendizado significativo. A intervenção foi realizada em etapas, enfatizando as evocações dos alunos, ao término de cada uma dessas.Ao fim da atividade conseguimos atingir os objetivos propostos, uma vez que os alunos participaram de forma interativa, tornando sujeitos de sua própria aprendizagem, relacionando o assunto abordado com experiências cotidianas. Dessa forma vê-se a importância de inserir estratégias pedagógicas para se trabalhar os conteúdos de Biologia