Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OS AGROTÓXICOS E O MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA TRABALHAR CONCEITOS DE SOLUÇÕES COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

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Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

As unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa (Moreira, 2011). Elas são constituidas por etapas, que nas sequências em que são propostas, tem o objetivo de gerar uma aprendizagem significativa, partindo das premissas de que não há ensino sem aprendizagem, logo o ensino é o meio e a aprendizagem é o fim. Essas etapas irão atuar como guias que ajudarão na elaboração das unidades didáticas de ensino, cabendo ao professor buscar segui-las ou adaptá-las de acordo com a sua realidade escolar. (Hilger e Griebeler, 2013).Neste sentido, a presente proposta foi elaborada dentro do projeto PROBEX/ UEPB 2013-2014, cujo objetivo foi de elaborar uma unidade de ensino potencialmente significativa para trabalhar o conteúdo de soluções através do tema gerador agrotóxicos e o meio ambiente, com alunos do 2° de uma escola pública do estado da Paraíba numa perspectiva CTSA. O movimento CTSA (Ciência - Tecnologia – Sociedade- Meio Ambiente) apresenta um caráter interdisciplinar, manifestando a preocupação central com os aspectos sociais relativos às aplicações da ciência e tecnologia, para a promoção do exercício da cidadania. Ao inter- relacionar o enfoque CTS no ensino das ciências, os recursos e estratégias utilizados configuram-se como relevantes para dar sentido a temas e problemas a fim de ajudar os alunos a verem sentido nos conceitos científicos. As etapas que constituem a UEPS são divididas em 6 momentos: 1° momento: Levantamento das concepções alternativas dos estudantes a partir da leitura de imagens representando os conceitos de soluções que serão explorados no decorrer das etapas através do tema gerador: Agrotóxicos e o meio Ambiente; 2° momento: exposição do vídeo: Agrotóxicos: Contra quem? A favor de quem?, com questões problematizadoras para serem discutidas após a exposição do vídeo; 3° momento: o processo de ensino (EXPOSIÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS: soluções, quantidade de matéria, massa atômica, molecular e molar, concentração e suas unidades, cálculo da concentração de soluções, composição e classificação das soluções), utilizando imagens e novas situações problemas; 4° Momento: texto de divulgação científica ( Título: O Mar Morto) com questões discursivas; 5° Momento: Júri Simulado com o título, Agrotóxicos: Contra quem? A favor de quem?; 6° Momento: Avaliação somativa: resolução de atividades na perspectiva do ENEM. A proposta está sendo aplicada com os estudantes do 2° ano que participam do projeto Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas da Paraíba, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento e aprendizado dos estudantes com relação ao conteúdo proposto pela UEPS. Espera-se que a proposta possa se constituir como um valioso recurso capaz de promover uma aprendizagem significativa para os alunos, colaborando para a motivação do estudo do conteúdo de soluções a partir do tema gerador proposto, no contexto da Educação Básica.

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