O ENSINO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9901 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 946 "titulo" => "O ENSINO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade relatar a minha experiência e vivência com o PIBID em sala de aula , desenvolvendo de forma dinâmica o ensino da disciplina História através de Histórias em Quadrinhos na Escola Estadual Raul Córdula no bairro do Cruzeiro em Campina Grande. Vivemos um período de conflitos de identidade e mudanças de valores entre os jovens da nossa sociedade, onde a escola carrega uma pesada carga de responsabilidade, fazendo muitas vezes o papel familiar, assistencial, psicológico e etc., onde o Professor passa a ser também Educador. Diante de tantas responsabilidades fica difícil para o professor desempenhar tantos papéis, especialmente quando se depara com alunos desmotivados e desinteressados vivendo dentro de um Sistema Educacional que apesar de várias mudanças ainda está aquém do ideal. Criam-se novas nomenclaturas, mudam-se programas, porém continuam-se as falhas, uma vez que o Sistema Educacional visa a quantidade e não a qualidade. Diante das diretrizes traçadas para a educação e com o tipo de “aluno real“ que convivemos procuramos desenvolver na sala de aula uma nova técnica de ensinar a História, que foi utilizando as Histórias em Quadrinhos. Uma vez que observamos que grande parte da turma durante as explanações dos conteúdos didáticos ficavam desenhando e esse fato não foi só verificando nas aulas de História, mas também, em outras disciplinas . Objetivando atingir o nosso “aluno real” fazendo com que ele absorva o conhecimento adquirido pelo estudo das ciências humanas e suas tecnologias, utilizamos em sala, o que mais os alunos sabiam fazer que era expressar a sua Arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ALUNO, REAL, IDEAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_18_45_11_idinscrito_946_0bc228894d323fdebdfda6679cbb56cb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILDA MATIAS BEZERRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "IVANILDA MATIAS" "autor_email" => "ivanildamatiasbezerra@yah" "autor_ies" => "EEEFM. PROF. RAUL CÓRDULA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9901 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 946 "titulo" => "O ENSINO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade relatar a minha experiência e vivência com o PIBID em sala de aula , desenvolvendo de forma dinâmica o ensino da disciplina História através de Histórias em Quadrinhos na Escola Estadual Raul Córdula no bairro do Cruzeiro em Campina Grande. Vivemos um período de conflitos de identidade e mudanças de valores entre os jovens da nossa sociedade, onde a escola carrega uma pesada carga de responsabilidade, fazendo muitas vezes o papel familiar, assistencial, psicológico e etc., onde o Professor passa a ser também Educador. Diante de tantas responsabilidades fica difícil para o professor desempenhar tantos papéis, especialmente quando se depara com alunos desmotivados e desinteressados vivendo dentro de um Sistema Educacional que apesar de várias mudanças ainda está aquém do ideal. Criam-se novas nomenclaturas, mudam-se programas, porém continuam-se as falhas, uma vez que o Sistema Educacional visa a quantidade e não a qualidade. Diante das diretrizes traçadas para a educação e com o tipo de “aluno real“ que convivemos procuramos desenvolver na sala de aula uma nova técnica de ensinar a História, que foi utilizando as Histórias em Quadrinhos. Uma vez que observamos que grande parte da turma durante as explanações dos conteúdos didáticos ficavam desenhando e esse fato não foi só verificando nas aulas de História, mas também, em outras disciplinas . Objetivando atingir o nosso “aluno real” fazendo com que ele absorva o conhecimento adquirido pelo estudo das ciências humanas e suas tecnologias, utilizamos em sala, o que mais os alunos sabiam fazer que era expressar a sua Arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ALUNO, REAL, IDEAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_18_45_11_idinscrito_946_0bc228894d323fdebdfda6679cbb56cb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILDA MATIAS BEZERRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "IVANILDA MATIAS" "autor_email" => "ivanildamatiasbezerra@yah" "autor_ies" => "EEEFM. PROF. RAUL CÓRDULA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }