Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Palavra-chaves: ALUNO, REAL, IDEAL Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9901
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 703
    "inscrito_id" => 946
    "titulo" => "O ENSINO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade relatar a minha experiência  e vivência  com o PIBID em sala de aula , desenvolvendo de forma dinâmica o ensino da disciplina História  através de  Histórias em Quadrinhos na Escola Estadual Raul Córdula no bairro do Cruzeiro em Campina Grande.     Vivemos um período de conflitos de identidade  e mudanças de valores entre os jovens da nossa sociedade, onde a escola carrega uma pesada  carga de responsabilidade, fazendo muitas vezes o papel  familiar, assistencial,  psicológico e etc.,  onde o Professor passa a ser também Educador. Diante de tantas responsabilidades  fica difícil para o professor desempenhar  tantos papéis, especialmente quando se depara com alunos desmotivados e desinteressados  vivendo dentro de um Sistema Educacional que apesar de várias mudanças ainda está aquém  do ideal. Criam-se novas nomenclaturas, mudam-se programas, porém continuam-se as falhas, uma vez que o Sistema Educacional visa a quantidade e não a qualidade.    Diante das diretrizes traçadas para a educação e com o tipo de “aluno real“ que convivemos procuramos desenvolver na sala de aula uma nova técnica de ensinar a História, que foi utilizando  as Histórias em  Quadrinhos.  Uma vez que observamos que grande parte da turma durante as explanações dos conteúdos didáticos ficavam desenhando e  esse fato não foi só verificando nas aulas de História, mas também,  em outras disciplinas .      Objetivando atingir o nosso “aluno real” fazendo com que ele absorva o conhecimento adquirido pelo estudo das ciências humanas e suas tecnologias, utilizamos em sala, o que mais os alunos sabiam fazer que era expressar a sua  Arte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "ALUNO, REAL, IDEAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_18_45_11_idinscrito_946_0bc228894d323fdebdfda6679cbb56cb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANILDA MATIAS BEZERRA DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "IVANILDA MATIAS"
    "autor_email" => "ivanildamatiasbezerra@yah"
    "autor_ies" => "EEEFM. PROF. RAUL CÓRDULA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9901
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 703
    "inscrito_id" => 946
    "titulo" => "O ENSINO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade relatar a minha experiência  e vivência  com o PIBID em sala de aula , desenvolvendo de forma dinâmica o ensino da disciplina História  através de  Histórias em Quadrinhos na Escola Estadual Raul Córdula no bairro do Cruzeiro em Campina Grande.     Vivemos um período de conflitos de identidade  e mudanças de valores entre os jovens da nossa sociedade, onde a escola carrega uma pesada  carga de responsabilidade, fazendo muitas vezes o papel  familiar, assistencial,  psicológico e etc.,  onde o Professor passa a ser também Educador. Diante de tantas responsabilidades  fica difícil para o professor desempenhar  tantos papéis, especialmente quando se depara com alunos desmotivados e desinteressados  vivendo dentro de um Sistema Educacional que apesar de várias mudanças ainda está aquém  do ideal. Criam-se novas nomenclaturas, mudam-se programas, porém continuam-se as falhas, uma vez que o Sistema Educacional visa a quantidade e não a qualidade.    Diante das diretrizes traçadas para a educação e com o tipo de “aluno real“ que convivemos procuramos desenvolver na sala de aula uma nova técnica de ensinar a História, que foi utilizando  as Histórias em  Quadrinhos.  Uma vez que observamos que grande parte da turma durante as explanações dos conteúdos didáticos ficavam desenhando e  esse fato não foi só verificando nas aulas de História, mas também,  em outras disciplinas .      Objetivando atingir o nosso “aluno real” fazendo com que ele absorva o conhecimento adquirido pelo estudo das ciências humanas e suas tecnologias, utilizamos em sala, o que mais os alunos sabiam fazer que era expressar a sua  Arte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "ALUNO, REAL, IDEAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_18_45_11_idinscrito_946_0bc228894d323fdebdfda6679cbb56cb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANILDA MATIAS BEZERRA DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "IVANILDA MATIAS"
    "autor_email" => "ivanildamatiasbezerra@yah"
    "autor_ies" => "EEEFM. PROF. RAUL CÓRDULA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como finalidade relatar a minha experiência e vivência com o PIBID em sala de aula , desenvolvendo de forma dinâmica o ensino da disciplina História através de Histórias em Quadrinhos na Escola Estadual Raul Córdula no bairro do Cruzeiro em Campina Grande. Vivemos um período de conflitos de identidade e mudanças de valores entre os jovens da nossa sociedade, onde a escola carrega uma pesada carga de responsabilidade, fazendo muitas vezes o papel familiar, assistencial, psicológico e etc., onde o Professor passa a ser também Educador. Diante de tantas responsabilidades fica difícil para o professor desempenhar tantos papéis, especialmente quando se depara com alunos desmotivados e desinteressados vivendo dentro de um Sistema Educacional que apesar de várias mudanças ainda está aquém do ideal. Criam-se novas nomenclaturas, mudam-se programas, porém continuam-se as falhas, uma vez que o Sistema Educacional visa a quantidade e não a qualidade. Diante das diretrizes traçadas para a educação e com o tipo de “aluno real“ que convivemos procuramos desenvolver na sala de aula uma nova técnica de ensinar a História, que foi utilizando as Histórias em Quadrinhos. Uma vez que observamos que grande parte da turma durante as explanações dos conteúdos didáticos ficavam desenhando e esse fato não foi só verificando nas aulas de História, mas também, em outras disciplinas . Objetivando atingir o nosso “aluno real” fazendo com que ele absorva o conhecimento adquirido pelo estudo das ciências humanas e suas tecnologias, utilizamos em sala, o que mais os alunos sabiam fazer que era expressar a sua Arte.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.