Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, MATERIAIS ALTERNATIVOS, ESTUDANTES Pôster (PO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10034
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 791
    "inscrito_id" => 209
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O trabalho desenvolvido teve o objetivo de propiciar aos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro – PREMEN a realização de atividades experimentais extraclasses com o intuito de garantir um maior grau de entendimento em relação a alguns processos químicos presentes no nosso cotidiano e também um melhor aproveitamento dos conteúdos teóricos abordados em sala. Essas atividades foram relacionadas com o cotidiano dos estudantes através da realização de experimentos com uso de materiais alternativos, de baixo custo e fácil obtenção. Dessa forma, inicialmente foi feito um levantamento dos materiais e reagentes disponíveis no laboratório da escola, e com base neste levantamento fez-se uma pesquisa dos experimentos que poderiam ser realizados com os estudantes no laboratório. A partir de então, os experimentos pesquisados foram executados com os estudantes e a cada aula experimental era feita uma abordagem teórica referente ao experimento proposto seguida da realização do experimento pelos estudantes, sendo finalizado com uma breve conclusão da proposta do experimento. Assim, no decorrer das atividades experimentais verificou-se um bom aproveitamento por parte dos estudantes, em relação às propostas apresentadas, que por sua vez foram desenvolvidas com êxito. Mediante as propostas desenvolvidas com os estudantes, pode-se concluir que  a implementação de atividades experimentais  proporciona ao estudante um maior interesse  nos conteúdos de química, já que em alguns casos  o que  foi desenvolvido na prática  tinha relação com a teoria  abordada em sala e também com o cotidiano, fazendo com que ambos os envolvidos percebessem a real importância da química no nosso dia a dia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, MATERIAIS ALTERNATIVOS, ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_23_03_09_idinscrito_209_cfc94dcd78592066b2675a270a1cecd4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA PENHA AGRA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DA PENHA"
    "autor_email" => "penhaagra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10034
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 791
    "inscrito_id" => 209
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O trabalho desenvolvido teve o objetivo de propiciar aos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro – PREMEN a realização de atividades experimentais extraclasses com o intuito de garantir um maior grau de entendimento em relação a alguns processos químicos presentes no nosso cotidiano e também um melhor aproveitamento dos conteúdos teóricos abordados em sala. Essas atividades foram relacionadas com o cotidiano dos estudantes através da realização de experimentos com uso de materiais alternativos, de baixo custo e fácil obtenção. Dessa forma, inicialmente foi feito um levantamento dos materiais e reagentes disponíveis no laboratório da escola, e com base neste levantamento fez-se uma pesquisa dos experimentos que poderiam ser realizados com os estudantes no laboratório. A partir de então, os experimentos pesquisados foram executados com os estudantes e a cada aula experimental era feita uma abordagem teórica referente ao experimento proposto seguida da realização do experimento pelos estudantes, sendo finalizado com uma breve conclusão da proposta do experimento. Assim, no decorrer das atividades experimentais verificou-se um bom aproveitamento por parte dos estudantes, em relação às propostas apresentadas, que por sua vez foram desenvolvidas com êxito. Mediante as propostas desenvolvidas com os estudantes, pode-se concluir que  a implementação de atividades experimentais  proporciona ao estudante um maior interesse  nos conteúdos de química, já que em alguns casos  o que  foi desenvolvido na prática  tinha relação com a teoria  abordada em sala e também com o cotidiano, fazendo com que ambos os envolvidos percebessem a real importância da química no nosso dia a dia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, MATERIAIS ALTERNATIVOS, ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_23_03_09_idinscrito_209_cfc94dcd78592066b2675a270a1cecd4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA PENHA AGRA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DA PENHA"
    "autor_email" => "penhaagra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O trabalho desenvolvido teve o objetivo de propiciar aos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro – PREMEN a realização de atividades experimentais extraclasses com o intuito de garantir um maior grau de entendimento em relação a alguns processos químicos presentes no nosso cotidiano e também um melhor aproveitamento dos conteúdos teóricos abordados em sala. Essas atividades foram relacionadas com o cotidiano dos estudantes através da realização de experimentos com uso de materiais alternativos, de baixo custo e fácil obtenção. Dessa forma, inicialmente foi feito um levantamento dos materiais e reagentes disponíveis no laboratório da escola, e com base neste levantamento fez-se uma pesquisa dos experimentos que poderiam ser realizados com os estudantes no laboratório. A partir de então, os experimentos pesquisados foram executados com os estudantes e a cada aula experimental era feita uma abordagem teórica referente ao experimento proposto seguida da realização do experimento pelos estudantes, sendo finalizado com uma breve conclusão da proposta do experimento. Assim, no decorrer das atividades experimentais verificou-se um bom aproveitamento por parte dos estudantes, em relação às propostas apresentadas, que por sua vez foram desenvolvidas com êxito. Mediante as propostas desenvolvidas com os estudantes, pode-se concluir que a implementação de atividades experimentais proporciona ao estudante um maior interesse nos conteúdos de química, já que em alguns casos o que foi desenvolvido na prática tinha relação com a teoria abordada em sala e também com o cotidiano, fazendo com que ambos os envolvidos percebessem a real importância da química no nosso dia a dia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.