O objeto de estudo desta pesquisa é a formação permanente de professores com vistas aos letramentos críticos, cujo as discussões são norteadas pela seguinte questão: como os letramentos críticos contribuem para a formação docente, no que tange o processo de formar e forma-se? O objetivo desta pesquisa consiste em compreender como os letramentos críticos contribuem para o processo de formar e forma-se docente. A práxis pedagógica inclui o indivíduo, com suas singularidades e afetos”, assim "formar-se" implica perceber-se como um ser em transformação em busca de sentidos e novos significados para as relações e redes de saberes onde envolve-se. Assim, é essencial questionar e questionar-se, num movimento crítico e dialético que promova a reflexão constante sobre sua práxis, com o objetivo de qualificar a ação docente no ambiente escolar, inclusive pensando em inovações educativas que se iniciam no movimento da ação-reflexão-ação. Dessa forma, este estudo traça aproximações entre as categorias teóricas, Formação de professor e Letramentos Críticos, que perpassam pela capacidade do ser humano em perceber a complexidade do mundo, das relações e suas consequências e sua reverberações na práxis docente. A trajetória escolhida para a realização desta pesquisa fundamenta-se pela pesquisa qualitativa, com filiação epistemológica de inspiração etnográfica, tendo como aporte metodológico a etnometodologia, por compreender que o estudo dos fenômenos tem maior possibilidade de compreensão pelo observador, se estes forem acompanhados no seu cotidiano. Acresce-se ao percurso de investigação a pesquisa colaborativa, pois não se quer pesquisar “para” o professor, mas “com” ele. Para tanto, escolheu-se os seguintes instrumentos que melhor contribuem para a construção do corpus de pesquisa: diário de bordo, observação e entrevista. As informações construídas no campo serão analisadas à luz da Análise Textual Discursiva. Por fim esta pesquisa pretende colaborar com as discussões sobre o tema dentro das escolas de educação básica.