A licenciatura em matemática requer disciplina, concentração e dedicação, assim, como qualquer outra, entretanto ela acaba sendo subdividida em educacional e pura, um com objetivo de trabalhar a metodologia ativa e tradicional juntas e a outra apenas a tradicional. O Brasil, foi considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o país com o mais elevado nível de prevalência do transtorno de ansiedade do mundo, e mesmo com essa consideração o preconceito prevalece na sociedade brasileira. Nesse víeis, tem-se como objetivo central, analisar os desafios que um docente com transtorno de ansiedade encontra ao realizar provas das disciplinas de matemática pura com a metodologia tradicional. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o semestre de 2022.2 da Universidade Regional do Cariri — URCA, do Campus Crajubar em Juazeiro do Norte/ CE a rotina do docente com transtorno de ansiedade e a sua perspectiva com relação à metodologia utilizada pelos professores da matemática pura, e também, a perspectiva do mesmo. O estudo indicou que, apesar de possuir outras formas de avaliação do licenciando os professores que oferta as disciplinas da pura preferem usar a metodologia tradicional e o estudante, no que lhe concerne desmotivado já que a sua rotina é alterada diariamente pela ansiedade.