A perspectiva de futuro mostra-se como uma variável capaz de afetar fatores educacionais, como a motivação para aprender e o desempenho acadêmico. Nos últimos anos, a perspectiva de futuro dos estudantes universitários tem sido um tópico de crescente importância, especialmente em virtude da natureza cada vez mais competitiva do mercado de trabalho e das constantes mudanças nas exigências e demandas por qualificação. Diante deste cenário de competitividade e busca por uma estabilidade financeira, é necessário compreender qual a perspectiva de futuro desses estudantes universitários e como isso pode estar relacionado à sua motivação para aprender. A pesquisa realizada consistiu em uma revisão bibliográfica qualitativa exploratória, tendo como objetivo identificar estudos que abordassem a perspectiva de futuro, motivação e estudantes. Para isso, foram utilizadas as bases de dados Scielo, Periódicos Capes e plataforma Lume, sendo aplicado um filtro de 5 anos e utilizados os descritores "perspectiva de futuro", "motivação" e "estudantes". Após a busca, foram encontrados 23 trabalhos, os quais foram avaliados por meio de leitura flutuante e exclusão de textos que não contribuíam para a proposta da pesquisa. Como resultado, foram selecionados quatro artigos. Os resultados desta pesquisa revelaram a existência de um número limitado de estudos que investigam a relação entre a perspectiva de futuro, motivação e estudantes universitários. Esses estudos forneceram insights valiosos sobre a importância da perspectiva de futuro na motivação dos estudantes e sua influência no desempenho acadêmico. No entanto, é evidente a necessidade de mais pesquisas nessa área, a fim de obter uma compreensão mais aprofundada dos mecanismos subjacentes e desenvolver estratégias eficazes de apoio aos estudantes universitários em sua jornada educacional.