O presente artigo trata da experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica (PRP) por uma bolsista e licencianda do curso de Química, da Universidade Federal de Pernambuco, em uma escola da rede estadual de ensino. O minicurso “CFCs versus Ozonofesra: uma luta por espaço” foi planejada e ministrada pela licencianda, juntamente com outros residentes e a professora supervisora do PRP na escola. O projeto foi realizado em um evento científico promovido pela escola, teve como público-alvo os estudantes do 1º ano do Ensino Médio e contou com uma parte dialogada, a exposição de um vídeo e um experimento, além da proposta de resposta de um pré-teste e de um pós-teste, desenvolvido pelos residentes para ser utilizado como um dos instrumentos de avaliação. O objetivo principal do minicurso, dentre outros, era promover meios para o letramento científico dos estudantes. A partir da pergunta respondida pelos alunos em grupo antes do minicurso, foi possível notar que eles possuíam pouco ou nenhum conhecimento sobre a camada de ozônio, os gases CFCs e suas relações. Após o minicurso, os mesmos grupos de alunos responderam perguntas na mesma linha do pré-teste e dessa vez, demonstraram ter construído conhecimento sobre a temática, enriquecendo sua formação cidadã e avançando em seu letramento científico. O projeto trouxe contribuições não só para os alunos, como para os residentes enquanto professores em formação, possibilitando uma troca rica em aprendizagem.