Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO OS PERSONAGENS DA DISNEY PODEM CONTRIBUIR PARA A ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A construção de projetos pedagógicos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem não é algo pontual, principalmente quando pensamos em atingir um determinado público – alvo no ambiente escolar. Com a proposta de trazer para o centro da formação os alunos, cabe aos professores construir agora em conjunto, conforme as necessidades expostas pelos educandos, um plano de ensino que cative e promova a participação integral de todos os sujeitos ativos presentes na escola, em especial, os estudantes. Quando pensamos em documentos que referenciem a importância desses recursos pedagógicos, temos a nível nacional: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No âmbito estadual, contamos com o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e na esfera municipal de Fortaleza, encontramos subsídios para a aplicação de projetos nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza e o Plano Fortaleza 2040. Desta forma, nossa proposta consiste em utilizar os personagens das histórias criadas pela Disney para trabalhar com a alfabetização interdisciplinar de crianças no 1° ano do Ensino Fundamental, isso porque, cada personagem e cada roteiro apresentado nos filmes passam mensagens e informações que podem trazer o lúdico e uma compreensão mais clara dos conhecimentos que fazem parte da grade curricular proposta pelos documentos oficiais. Por fim, entendemos que, ao passo que o papel do professor consiste na elaboração de problemas e na orientação dos alunos para a sua devida solução, cabe aos alunos participar dessa construção por meio dos seus conhecimentos prévios e de conhecimentos que serão apreendidos no decorrer do processo de aprendizagem.

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