Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, em andamento, intitulada “Livros didáticos de alfabetização do PNLD 2022 e 2023: Quais as mudanças? Quais os impactos na formação e na prática cotidiana docente?” Sendo este um recorte que tem como objetivo analisar as imagens, representações gráficas e ilustrações presentes no livro de educação infantil Porta Aberta. A fundamentação teórica e metodológica é baseada nos seguintes autores; Frade (2018), Nosella(1981). Foi analisado o livro didático Porta Aberta de Isabella Carpaneda volume 2 da educação infantil- pré-escola I, destinado a crianças pequenas de 5 anos, foi observado além dos aspectos físicos do livro, outras três categorias; imagens reais, ilustração e os espaços gráficos que são destinados a escrita, desenho, pintura e colagens. Os resultados iniciais apontam que o livro não apresenta as características adequadas para a faixa etária ao qual é destinado: como tamanho e formato do livro, os espaços destinados a escrita, desenho e pintura, inicialmente não se mostraram eficientes, analisamos a relação entre imagens reais e ilustração presente no livro entre outros aspectos, sendo assim, consideramos relevante refletir sobre estas características uma vez que este livro foi inserido recentemente nas turmas de educação infantil das escolas públicas de todo País.