Para boa parte da população brasileira ainda persiste a opinião de que viver e desenvolver atividades produtivas no campo está relacionado ao atraso (MENEZES, 2008). Muitas vezes, o pequeno agricultor é taxado com um tom pejorativo que contribui para um status inferior, desvalorizando assim o homem do campo. Para tentar mudar esta realidade, a pesquisa tem como objetivo valorizar a importância das atividades agropecuárias realizadas em algumas comunidades rurais do município de Bananeiras – PB, bem como o homem do campo, através da pesquisa-ação realizada pelos alunos da EEEFM José Rocha Sobrinho. O estudo foi elaborado a partir de uma análise qualitativa e quantitativa, oriunda de uma pesquisa-ação realizada pelos alunos do 3º Ano, turno tarde, da escola citada, localizada no município de Bananeiras, na microrregião do Brejo paraibano. Para tal, todo o trabalho foi idealizado no projeto “A agropecuária através do ensino de Geografia”, para desenvolver a capacidade criativa dos discentes, com uma pesquisa-ação em algumas comunidades rurais do município, no sentido de reforçar a valorização do homem do campo e combater alguns estereótipos que são associados a alguns alunos de origem rural da própria escola. Divididos em 14 equipes, os alunos aplicaram questionários em duas quitandas e treze comunidades rurais, onde puderam identificar as principais características das lavouras e dos agricultores, bem como a origem dos produtos agrícolas que são vendidos nas quitandas. Os resultados coletados indicam que os participantes conseguiram se identificar com o tema abordado durante o projeto e que passaram a valorizar mais as atividades realizadas na zona rural e o homem do campo.