AS CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10067 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 1158 "titulo" => "AS CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA" "resumo" => "O principal objetivo deste artigo é aprofundar estudos sobre as consequências que a violência na escola traz para a aprendizagem das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para realização deste estudo, elencamos três objetivos específicos: (i) identificar os fatores que desencadeiam essa violência dentro do ambiente escolar;(ii) conhecer o que leva a criança a ter uma atitude violenta;(iii) analisar a violência escolar como sendo um problema que está presente no cotidiano das escolas. Podemos perceber que a violência dentro da escola, vai muito além do que conhecemos, é um problema que ultrapassa os muros da escola e se insere como um fator que atinge de diversas formas o meio social. A violência dentro do ambiente escolar vem tomando proporções significativas, justamente na fase em que a criança está formando sua personalidade e aprendendo a conviver com pessoas de diferentes classes sociais, costumes e religiões. Os motivos que levam a essa violência são diversos e com consequências grandiosas, pois na aprendizagem e no desenvolvimento intelectual da criança é necessário que todos os fatores internos e externos sejam levados em consideração. Este abuso é resultante de diversos fatores, muitas vezes nem a família, nem a escola conseguem compreender o que acontece com a criança que se demonstra agressiva e intolerante. Esta violência acontece muitas vezes de forma imperceptível aos olhos de quem está de fora. Mas a vítima sofre todos os impactos físicos e principalmente emocionais. Como recurso metodológico, utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, partindo das ideias de alguns autores como: AQUINO (2002), ROSA (2010), AZEVEDO (2006). O nosso principal intuito com esta pesquisa é contribuir e ajudar as escolas a identificarem os elementos que envolvem esta problemática, e buscar melhores soluções para a questão abordada, além de ampliar nosso conhecimento acadêmico. O espaço escolar tem o compromisso de formar cidadãos autônomos e conscientes do seu papel na sociedade. Sendo assim, é importante que a família e a escola estejam atentas a visíveis problemas e ao comportamento das crianças, para que possam detectar se as mesmas estão ou não, sendo vítima de violência dentro da escola. Essa violência deve ser coibida, antes que a situação se agrave e se torne irremediável. Dessa forma, percebemos quanto esta pesquisa é significativa para a educação em todos os seus aspectos, principalmente, porque é na escola que a criança se descobre como parte integrante de uma sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, CRIANÇA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_10_2014_12_05_08_idinscrito_1158_7dbaf0a7bee167e7453f36e0bc8af3a7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MEIRY LEVINO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MEIRY" "autor_email" => "meirylevino35@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10067 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 1158 "titulo" => "AS CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA" "resumo" => "O principal objetivo deste artigo é aprofundar estudos sobre as consequências que a violência na escola traz para a aprendizagem das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para realização deste estudo, elencamos três objetivos específicos: (i) identificar os fatores que desencadeiam essa violência dentro do ambiente escolar;(ii) conhecer o que leva a criança a ter uma atitude violenta;(iii) analisar a violência escolar como sendo um problema que está presente no cotidiano das escolas. Podemos perceber que a violência dentro da escola, vai muito além do que conhecemos, é um problema que ultrapassa os muros da escola e se insere como um fator que atinge de diversas formas o meio social. A violência dentro do ambiente escolar vem tomando proporções significativas, justamente na fase em que a criança está formando sua personalidade e aprendendo a conviver com pessoas de diferentes classes sociais, costumes e religiões. Os motivos que levam a essa violência são diversos e com consequências grandiosas, pois na aprendizagem e no desenvolvimento intelectual da criança é necessário que todos os fatores internos e externos sejam levados em consideração. Este abuso é resultante de diversos fatores, muitas vezes nem a família, nem a escola conseguem compreender o que acontece com a criança que se demonstra agressiva e intolerante. Esta violência acontece muitas vezes de forma imperceptível aos olhos de quem está de fora. Mas a vítima sofre todos os impactos físicos e principalmente emocionais. Como recurso metodológico, utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, partindo das ideias de alguns autores como: AQUINO (2002), ROSA (2010), AZEVEDO (2006). O nosso principal intuito com esta pesquisa é contribuir e ajudar as escolas a identificarem os elementos que envolvem esta problemática, e buscar melhores soluções para a questão abordada, além de ampliar nosso conhecimento acadêmico. O espaço escolar tem o compromisso de formar cidadãos autônomos e conscientes do seu papel na sociedade. Sendo assim, é importante que a família e a escola estejam atentas a visíveis problemas e ao comportamento das crianças, para que possam detectar se as mesmas estão ou não, sendo vítima de violência dentro da escola. Essa violência deve ser coibida, antes que a situação se agrave e se torne irremediável. Dessa forma, percebemos quanto esta pesquisa é significativa para a educação em todos os seus aspectos, principalmente, porque é na escola que a criança se descobre como parte integrante de uma sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, CRIANÇA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_10_2014_12_05_08_idinscrito_1158_7dbaf0a7bee167e7453f36e0bc8af3a7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MEIRY LEVINO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MEIRY" "autor_email" => "meirylevino35@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }