Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FORMAS GEOMÉTRICAS E MATEMÁTICA E SUAS RELAÇÕES COM A MODA

Palavra-chaves: FORMAS GEOMÉTRICAS, MATEMÁTICA, MODA Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Quando nos referimos a formas, podemos apresentar diversos conceitos, tanto etimológicos, como pelo conjunto de conhecimentos provenientes de pesquisas sobre percepções, denominado como Teoria da Forma ou Gestalt, além das formas geométricas. Mesmo com tantos conceitos, as formas, por mais aprimoradas e executadas que sejam, podem ser divididas em unidades, que são elementos abstratos, denominados de ponto, linha, plano (superfície) e volume, além de figuras geométricas como o quadrado, triângulo, retângulos, losango, trapézio, entre outros. Com isso, temos o objetivo de analisar os tipos de formas e como elas são constituídas e identificar como essas formas são utilizadas no campo do Design, sobretudo na moda, além do mais, trabalhar com formas geométricas.Aplicaremos uma atividade para reconhecer e nomear as formas, para isso, selecionaremos imagens de moda, como roupas, modelos e estampas, para analisar as formas empregadas pelo designer ou estilista para compor esses looks, identificando também outros conteúdos matemáticos, como pontos, retas, entre outros. Como resultado desta pesquisa, esperamos que os alunos compreendam melhor os conceitos relacionados na atividade e possam diferenciar os diversos tipos de formas e mais a frente, perceber a relação e aplicação da Matemática envolvida na área da moda. Nesse contexto, verificamos a importância de iniciarmos com conceitos de ponto, reta e plano, pois um é consequência do outro. Mas mesmo que os três elementos sejam interdependentes, um depende do outro para existir, todos são independentes e possuem estruturas próprias, sistemas de classificações e formatos próprios. Portanto, nesta pesquisa, percebemos que reconhecer e nomear as formas são indispensáveis para o trabalho do designer de moda e consequentemente aprender matemática inserida no cotidiano do aluno, possibilita uma interação e uma motivação maior dos mesmos.

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