O aprendizado escolar sobre sistemas reprodutores humanos é essencial tanto pela questão de autoconhecimento quanto, principalmente, pela questão de saúde. No entanto, o que se pode observar é a grande carência na aplicabilidade desse conteúdo, devido a sua complexidade. Assim sendo, é necessário usar métodos de ensino que tenham maior eficiência em sala de aula, tornando o conteúdo mais significativo e prazeroso para os alunos. Portanto, a metodologia de gamificação foi aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, da EEMTI José Gerardo Ferreira Gomes, localizada em Sobral - CE, durante duas aulas geminadas de Biologia. O encontro teve duração de 100 minutos e ocorreu em três etapas. A primeira etapa (30min) foi o momento no qual foram distribuídas cartas com perguntas sobre os Sistemas Reprodutores Humanos (SRH), debatendose com a turma o conteúdo das mesmas para observar o domínio sobre a temática. A segunda etapa (20min) consistiu numa revisão explicativa dos SRH com modelos anatômicos e slides. Por fim, a terceira etapa (50min) procedeu com a aplicação de um jogo de tabuleiro em formato do sistema reprodutor feminino, cujo objetivo era de que os personagens, ou melhor, os gametas masculinos, chegassem ao óvulo para fecundação, lembrando que, para o avanço dos personagens, era necessário responder corretamente as perguntas. Os resultados foram bastante positivos, uma vez que a maioria dos participantes apresentaram um bom rendimento ao longo da experiência, em relação ao tema abordado, o que tornou nítida a eficácia da mixagem entre o método de pesquisa-ação e a pesquisa estratégica. Percebeu-se, portanto, que a estratégia utilizada foi bem-sucedida, pois além de permitir um bom aproveitamento do conteúdo, utilizou diferentes recursos possibilitando a análise dos resultados e a observação do impacto, sendo ele positivo ou negativo.